NOTÍCIAS

Estrutura metálica reduz tempo de obra no Complexo da Lagoinha

7 de abril de 2017

Usiminas Mecânica fornece as estruturas para a construção da nova pista do Viaduto Leste, na região central de Belo Horizonte

A Usiminas Mecânica iniciou a última fase do fornecimento das estruturas metálicas para a duplicação da alça de acesso do Viaduto Leste, parte do Complexo da Lagoinha, em Belo Horizonte. O diferencial do projeto, que será finalizado em junho na fábrica da companhia em Ipatinga, está na utilização de aço na composição das vigas, o que garante à obra mais leveza, velocidade de montagem e menor impacto ambiental. A duplicação é aguardada como melhoria fundamental para o trânsito na região, responsável pela ligação entre grandes corredores de tráfego da cidade. O empreendimento ganhará um elevado específico para ônibus e irá incluir uma pista exclusiva para o MOVE da Avenida Cristiano Machado em direção à Rua São Paulo e a sua interligação com a Avenida Antônio Carlos.
 
Contratado junto à Arteleste Construções, com o gerenciamento da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o projeto soma mais de 1.800 toneladas de aço em estruturas. Uma das principais vantagens do uso do material, em substituição ao método tradicional de concreto, é a agilidade na execução da obra. As vigas são preparadas na planta da Usiminas Mecânica, em Ipatinga, ao mesmo tempo em que as fundações são construídas na capital. Após a conclusão da base, as peças chegam ao local prontas para serem montadas, de acordo com o andamento da obra. “Além de exigir um menor tempo de montagem, a estrutura metálica elimina a necessidade de construção de formas para o concreto e a própria etapa de construção das vigas no local, resultando em menor tempo de intervenção”, explica Sérgio Gandini, engenheiro da Usiminas Mecânica que gerencia o projeto.
 
O engenheiro conta, ainda, que o uso da estrutura metálica possibilita o planejamento do melhor horário para a entrega das partes, de modo a causar menor impacto no trânsito. “O material chega aos poucos, acompanhando a obra, e é imediatamente montado. Isso evita a necessidade de estoques, reduzindo o espaço ocupado. Em um ponto crítico para os deslocamentos em Belo Horizonte como o Complexo da Lagoinha, essa maior flexibilidade reduz o desconforto que uma obra de grande porte traz para a população”, avalia. Outro diferencial no uso das estruturas metálicas em relação às de concreto é ambiental, pois a geração de resíduos ou entulho no espaço é mínimo.
 
Amplo portfólio
 
O Viaduto Leste integra a vasta lista de obras com participação da Usiminas Mecânica, a maior fábrica de bens de capital do Brasil e uma das mais importantes da América Latina, com relevantes construções no setor de viadutos e pontes em todo o país e no exterior.
 
Em seu portfólio estão as pontes Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF); da Passagem, em Vitória (ES); o Complexo Viário João Jorge Saad – Cebolinha (SP); dos viadutos Elpídio de Almeida, em Campina Grande (PB), e Hipercentro, também no Complexo da Lagoinha, em Belo Horizonte. A empresa também atuou na construção da ponte Hélio Serejo sobre o Rio Paraná, na divisa entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, em outra sobre o Rio Tocantins, ligando dos estados do Maranhão e Tocantins e em uma ponte sobre o rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente a empresa participa, ainda, da reforma da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis (SC) com a fabricação das barras de olhais.
 
No exterior, a Usiminas Mecânica se destacou nos Estados Unidos pela participação na reforma das pontes Bronx-Whitestone, em Nova York, e Bay Brigde, em São Francisco, na Califórnia, além de 11 pontes no estado da Virgínia. A Venezuela também contou com o trabalho da companhia na ponte sobre o rio Orinoco, um dos principais rios da América Latina.
 
Complexo da Lagoinha
 
As primeiras grandes obras do Complexo da Lagoinha foram concluídas nas décadas de 1970 e 1980, com o túnel Souza Lima e o complexo viário. Atualmente, o complexo é composto por quatro viadutos que interligam o Centro de Belo Horizonte e as regiões Leste e Oeste às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro II, por meio dos viadutos A, B, Leste e Oeste e o túnel Lagoinha-Concórdia (Souza Lima), que liga as zonas Sul, Leste, Oeste e Norte da cidade.
 
Usiminas
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



O uso da água subterrânea na mineração é tema do PodMinerar desta terça-feira

7 de dezembro de 2022

A gestão dos recursos hídricos e das águas subterrâneas e os desafios do setor mineral para utilização e manejo da…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS