NOTÍCIAS

Estudo apoiado por Vale mostra que cupins podem reabilitar sites de mineração

2 de maio de 2016

O grupo focou os estudos em um método para promover a formação de um tipo de cimento crosta, que, naturalmente, forma uma camada protetora sobre a parte superior de minério de ferro.rn

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, em colaboração com a Vale, descobriram que o uso de cupins podem contribuir para a reabilitação de sites de mineração de minério de ferro. O grupo focou os estudos em um método para promover a formação de um tipo de cimento crosta, conhecido como canga, que, naturalmente, forma uma camada protetora sobre a parte superior de minério de ferro.
 
A pesquisadora Emma Gagen explicou que, durante o processo de mineração, a canga é quebrada e se move para acessar o minério subjacente. Ela disse que o projeto está estudando formas de acelerar a sua reforma depois da mineração. “Estamos buscando uma série de linhas de pesquisa em interações entre microorganismos e minerais, mas uma linha investiga o intestino de cupins que constroem ninhos na e sobre a canga", disse Emma.
 
Como próximo passo, a equipe planeja definir uma pesquisa de campo no Brasil, onde eles vão desenvolver uma estratégia de bio-remediação de minério de ferro, por meio da canga. As informações são da Universidade de Queensland.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS