NOTÍCIAS

Estudo apoiado por Vale mostra que cupins podem reabilitar sites de mineração

2 de maio de 2016

O grupo focou os estudos em um método para promover a formação de um tipo de cimento crosta, que, naturalmente, forma uma camada protetora sobre a parte superior de minério de ferro.rn

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, em colaboração com a Vale, descobriram que o uso de cupins podem contribuir para a reabilitação de sites de mineração de minério de ferro. O grupo focou os estudos em um método para promover a formação de um tipo de cimento crosta, conhecido como canga, que, naturalmente, forma uma camada protetora sobre a parte superior de minério de ferro.
 
A pesquisadora Emma Gagen explicou que, durante o processo de mineração, a canga é quebrada e se move para acessar o minério subjacente. Ela disse que o projeto está estudando formas de acelerar a sua reforma depois da mineração. “Estamos buscando uma série de linhas de pesquisa em interações entre microorganismos e minerais, mas uma linha investiga o intestino de cupins que constroem ninhos na e sobre a canga", disse Emma.
 
Como próximo passo, a equipe planeja definir uma pesquisa de campo no Brasil, onde eles vão desenvolver uma estratégia de bio-remediação de minério de ferro, por meio da canga. As informações são da Universidade de Queensland.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS