NOTÍCIAS

EUA elevam projeção de reservas de xisto

11 de junho de 2013

As reservas globais de xisto betuminoso são suficientes para cobrir mais de uma década de consumo de petróleo. É o que aponta a primeira avaliação feita pelos Estados Unidos de reservas que vão da R&ua

rn

As reservas globais de xisto betuminoso são suficientes para cobrir mais de uma década de consumo de petróleo. É o que aponta a primeira avaliação feita pelos Estados Unidos de reservas que vão da Rússia à Argentina.

rn

O Departamento de Energia estimou o volume de óleo de xisto “tecnicamente recuperável” em 345 bilhões de barris em 42 países pesquisados, ou 10% do estoque mundial de petróleo. Antes, o departamento havia fornecido apenas uma estimativa para as reservas de xisto betuminoso dos EUA, que ontem ele elevou de 32 bilhões de barris para 58 bilhões. O ritmo dos ganhos de produção de gás e petróleo vem surpreendendo especialistas desde que os EUA começaram a usar o sistema de perfuração horizontal e fratura hidráulica, conhecido como “fracking”, em formações de rochas betuminosas há cerca de dez anos.

rn

Somente os EUA e o Canadá estão produzindo petróleo e gás natural do xisto em quantidades comerciais, segundo o Departamento de Energia. A avaliação indica que a Rússia possui os maiores recursos em óleo de xisto, com 75 bilhões de barris. Rússia e EUA foram seguidos pela China, com 32 bilhões de barris. Segundo o relatório, o gás das formações de xisto aumentou as reservas mundiais de gás natural em 47%, para 22,282 quatrilhões de pés cúbicos.

rn

Geólogos e diplomatas vêm discutindo se outros países conseguirão repetir o sucesso dos EUA na exploração de rochas betuminosas. As importações de óleo bruto dos EUA estão no menor nível em 16 anos, o que está reconfigurando o mapa mundial do comércio de petróleo. “O xisto betuminoso sempre foi subestimado pelos participantes do mercado externo porque a geologia é nova e a tecnologia está sendo desenvolvida rapidamente”, diz Edward Morse, diretor de análise de commodities do Citigroup.

rn

A produção do óleo de xisto vem ajudando a manter os preços do petróleo bruto em cerca de US$ 120 o barril. A demanda mundial por petróleo está em cerca de 90 milhões de barris por dia, sugerindo que os recursos mundiais de óleo de xisto cobrirão 10,5 anos de consumo. Os EUA e o Canadá têm vantagens, como as grandes redes nacionais de dutos. Ambos os países têm recursos hídricos suficientes e equipamentos de prospecção especializados para respaldar o fracking.

rn

Os proprietários de terras americanos têm direitos sobre os hidrocarbonetos presentes no subsolo de suas propriedades. Segundo Morse, isso é “verdadeiramente exclusivo dos Estados Unidos”, e aumenta a eficiência da exploração de petróleo e gás. O relatório americano se debruçou sobre recursos tecnicamente recuperáveis, sem se deter na lucratividade.

rn

Adam Sieminski, diretor do Departamento de Informações Energéticas, disse: “O relatório de hoje indica um potencial significativo para o óleo de xisto e o gás de xisto internacionais, embora ainda não esteja claro até que ponto os recursos de xisto tecnicamente recuperáveis se mostrarão economicamente recuperáveis”.

rn

A Agência Internacional de Energia (AIE) informou em maio em sua projeção quinquenal do mercado de petróleo: “Embora restem incertezas, é impossível ignorar a possibilidade de que as atuais tecnologias não convencionais, na medida em que forem disseminadas e forem ao mesmo tempo aperfeiçoadas e tornadas convencionais, levarem a uma maciça reavaliação das reservas mundiais”.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Financial Times

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais dos eventos de 2021 para as representações diplomáticas no Brasil

3 de maio de 2021

Reunião do IBRAM com representações diplomáticas no Brasil para apresentar oportunidades comerciais dos eventos 2021 – crédito: divulgação Na última…

LEIA MAIS

31 de julho: prazo final para inscrições com desconto no Congresso Brasileiro de Mineração

22 de julho de 2022

Estão abertas as inscrições para interessados em participar das palestras e debates que serão realizados durante a Expo & Congresso Brasileiro…

LEIA MAIS