NOTÍCIAS

Evento aproximou artistas, produtores culturais e representantes do poder público

19 de abril de 2016

Quatro municípios da região Oeste do Pará receberam o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, que faz parte do Circuito Cultural Trombetas

Quatro municípios da região Oeste do Pará receberam o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, que faz parte do Circuito Cultural Trombetas
 
Foi encerrado na último dia 7/4, em Terra Santa, município da região Oeste do Pará, o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, evento que faz parte do Circuito Cultural Trombetas, projeto patrocinado pela Mineração Rio do Norte (MRN) por meio da Lei Rouanet. Antes de chegar a Terra Santa, o seminário realizou debates e palestras em Faro (6/6), Oriximiná (5/5) e Óbidos (4/4).
 
Durante o evento, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) apresentaram, para um público formado por artistas, produtores culturais, empreendedores da cultura, estudantes, professores e gestores públicos, propostas para fomento e preservação da identidade regional. Os participantes também discutiram alternativas para ampliar a inserção da produção cultural da região Oeste do Pará nos cenários estadual e nacional.
 
O gerente de Relações Comunitárias da MRN, Alberto Juliê Monteiro de Aragão, ressalta a importância do evento e aponta alguns desafios que ainda devem ser para serem superados. “Um deles é colocar a classe artística ‘com a mão na massa’, e junto com eles trabalhar de forma prática e efetiva o processo de escrever os projetos e captar recursos. E estamos trabalhando nisso”.
 
"Com foco na formação dos diversos protagonistas da Cultura da região do alto Trombetas, o Seminário Cultura e Diversidade foi uma etapa importante dessa formação, uma vez que trouxe informações importantes sobre oportunidades de ações e financiamento público, além de propiciar troca de experiências e ideias. Outras ações serão desenvolvidas nesse sentido durante ao ano, dentre elas oficinas de produção e projetos", esclarece Ângela Fraiha, coordenadora geral do Circuito Cultural Trombetas.
 
“Foi uma oportunidade muito boa para ativarmos contatos com artistas e protagonistas da cultura da região”, avalia Walter Figueiredo de Sousa, diretor de Interação e Cultura da FCP, que também aproveitou o evento para divulgar, nos quatro municípios que receberam o evento itinerante, informações sobre editais e outros mecanismos de apoio à produção cultural.
 
Na avaliação de Alberdan Batista, representante da Regional Norte do MinC, o seminário foi “uma experiência muito boa”. Ele também destacou a relevância da MRN no apoio à cultura local: “Esse projeto foi aprovado pela Lei Rouanet. Algumas pessoas acham que a lei é difícil, mas estamos aqui porque alguém formulou um projeto que foi aprovado e que recebeu o apoio financeiro de uma empresa que está dentro do contexto regional”, ressaltou.
 
MRN
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS

Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS