Evento aproximou artistas, produtores culturais e representantes do poder público
19 de abril de 2016
Quatro municípios da região Oeste do Pará receberam o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, que faz parte do Circuito Cultural Trombetas
Quatro municípios da região Oeste do Pará receberam o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, que faz parte do Circuito Cultural Trombetas
Foi encerrado na último dia 7/4, em Terra Santa, município da região Oeste do Pará, o Seminário Itinerante de Cultura e suas Diversidades, evento que faz parte do Circuito Cultural Trombetas, projeto patrocinado pela Mineração Rio do Norte (MRN) por meio da Lei Rouanet. Antes de chegar a Terra Santa, o seminário realizou debates e palestras em Faro (6/6), Oriximiná (5/5) e Óbidos (4/4).
Durante o evento, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) apresentaram, para um público formado por artistas, produtores culturais, empreendedores da cultura, estudantes, professores e gestores públicos, propostas para fomento e preservação da identidade regional. Os participantes também discutiram alternativas para ampliar a inserção da produção cultural da região Oeste do Pará nos cenários estadual e nacional.
O gerente de Relações Comunitárias da MRN, Alberto Juliê Monteiro de Aragão, ressalta a importância do evento e aponta alguns desafios que ainda devem ser para serem superados. “Um deles é colocar a classe artística ‘com a mão na massa’, e junto com eles trabalhar de forma prática e efetiva o processo de escrever os projetos e captar recursos. E estamos trabalhando nisso”.
"Com foco na formação dos diversos protagonistas da Cultura da região do alto Trombetas, o Seminário Cultura e Diversidade foi uma etapa importante dessa formação, uma vez que trouxe informações importantes sobre oportunidades de ações e financiamento público, além de propiciar troca de experiências e ideias. Outras ações serão desenvolvidas nesse sentido durante ao ano, dentre elas oficinas de produção e projetos", esclarece Ângela Fraiha, coordenadora geral do Circuito Cultural Trombetas.
“Foi uma oportunidade muito boa para ativarmos contatos com artistas e protagonistas da cultura da região”, avalia Walter Figueiredo de Sousa, diretor de Interação e Cultura da FCP, que também aproveitou o evento para divulgar, nos quatro municípios que receberam o evento itinerante, informações sobre editais e outros mecanismos de apoio à produção cultural.
Na avaliação de Alberdan Batista, representante da Regional Norte do MinC, o seminário foi “uma experiência muito boa”. Ele também destacou a relevância da MRN no apoio à cultura local: “Esse projeto foi aprovado pela Lei Rouanet. Algumas pessoas acham que a lei é difícil, mas estamos aqui porque alguém formulou um projeto que foi aprovado e que recebeu o apoio financeiro de uma empresa que está dentro do contexto regional”, ressaltou.
MRN