NOTÍCIAS

Evento atrai empresas de tecnologia para região Norte do país

12 de novembro de 2014

Desafio em tornar a extração sustentável leva empresas a buscarem alternativas tecnológicasrnUma das regiões com maior potencial para atividade extrativista de mineração, a região Norte busca eq

Desafio em tornar a extração sustentável leva empresas a buscarem alternativas tecnológicas

rn

Uma das regiões com maior potencial para atividade extrativista de mineração, a região Norte busca equilibrar a atividade com responsabilidade ambiental. Para isso, a solução muitas vezes está na tecnologia.

rn

A Exposição Internacional de Mineração da Amazônia, EXPOSIBRAM 2014, traz novidades para automação do processo de extração que diminuem o desperdício de materiais e auxiliam na rastreabilidade da carga.

rn

Soluções que envolvem tecnologias para pesagem em movimento, em esteiras de distribuição, em caminhões e até em vagões de trem, são destaques no estande da Toledo do Brasil, líder em pesagem no país.

rn

Pesagem de vagões

rn

Boa parte do transporte da atividade é feita pelas ferrovias, que estão em expansão na região. Só em 2013, 449.300 toneladas úteis circularam pelos 30.129 km de malha ferroviária do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

rn

Para garantir a segurança e diminuir o custo de manutenção, o controle de peso no setor é tão importante quanto em uma rodovia, pois minimiza o risco de acidentes e o desgaste das peças. O aproveitamento total da capacidade de carga é necessário, mas o controle por eixo, truques e rodas do vagão também são importantes.

rn

“Quem transporta tem interesse em pesar para garantir a conservação das linhas e quem utiliza o meio para suas mercadorias quer saber o peso máximo que pode ser transportado para aproveitar toda a capacidade do vagão, além de ter o controle de produção”, explica Samir Macruz, supervisor de engenharia de soluções da Toledo do Brasil.

rn

Na hora de conferir o peso, o processo não pode demorar. A balança TrainWeigh, da Toledo do Brasil, faz a pesagem com o trem a até 10 km/h (pesagem dinâmica), o que garante rapidez e precisão na movimentação de cargas.

rn

Controle no carregamento

rn

Outra tecnologia para o setor é a Balança Integradora, que permite ao cliente fazer o controle do fluxo interno em movimento no carregamento de vagões, por exemplo. Dessa forma, é possível calcular a média de carga por hora e a quantidade total carregada. Com a Integradora é possível ter mais exatidão, combinada com velocidades elevadas.

rn

Caminhões com peso certo

rn

A balança 900i, usada para controlar a entrada e saída de caminhões nas propriedades, evita prejuízos ou multas por excesso de peso. Além de possibilitar o gerenciamento através de relatórios com informações de movimentação de produtos, veículos em trânsito, cadastro de itens, usuários e tara. A balança de caminhões da Toledo possui mecanismo inteligente, que consegue compensar variações de temperatura, identificar alterações na estrutura mecânica e utilizar a rede para comunicação dos dados entre as células de carga e o terminal de pesagem, além de ser resistente a descargas elétricas, como raios.

rn

Automação e inteligência em pesagem

rn

A pesagem de veículos e vagões também pode ser totalmente automatizada com o Guardian. Esse software, utilizado em conjunto com a balança 900i, realiza as pesagens de forma automática, o que garante segurança e minimiza fraudes, além de gerar relatórios para acompanhamento. Ele também é capaz de enviar e-mails de alerta e acionar alarmes quando encontra divergência em relação ao peso da carga ou à identificação do veículo. “A Toledo possui tecnologia para identificar automaticamente o veículo através da placa e do número do vagão”, conta João Francisco Gatto, supervisor de vendas da Toledo do Brasil.

rn

Com a Solução OCR, que faz a leitura por imagem dos caracteres da placa do veículo ou do tag, identificando carga e motorista e agregando essas informações ao sistema de pesagem. Também é possível equipar a 900i com sensores para verificar se o caminhão está posicionado de maneira correta na plataforma e evitar erros de leitura.

rn

A expectativa da empresa é grande para os negócios gerados pela EXPOSIBRAM Amazônia 2014. “Nossos produtos são todos desenvolvidos para alcançar a maior durabilidade possível, atentos sempre ao melhor desempenho nas pesagens. Esta soma de produtos de excelência com assistência técnica de boa qualidade e presente em toda parte, torna nossas soluções repletas de benefícios aos clientes”, comenta o gerente regional da Toledo, Max de Alcântara Costa.

rn

Sobre a Toledo do Brasil

rn

A Toledo do Brasil é líder em pesagem no país, com faturamento, líquido de impostos, acima de R$ 382 milhões em 2013. Oferece a maior rede de atendimento do setor: 22 filiais, cerca de 1800 colaboradores e mais de 500 técnicos próprios espalhados pelo Brasil. Além disso, possui mais de 2.000 distribuidores, revendedores e assistências técnicas autorizadas.

rn

Com uma completa linha de hardware e software para aplicações estáticas ou dinâmicas, pesa desde décimos de miligrama até centenas de toneladas nos mais diversos segmentos.

rn

Participa das maiores feiras em diversos setores no Brasil e atende de forma personalizada à necessidade de clientes de todos os tamanhos e tipos. Investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento, projeto, fabricação, atendimento, suporte técnico e serviços para atender às mais variadas necessidades de pesagem de cada um dos seus clientes.

rn

A empresa atende aos segmentos Agronegócio, Indústria, Empresas de Engenharia, Transporte e Logística, Comércio Varejista e Atacadista e Saúde e Educação. E conta com clientes dos mais variados como Pão de Açúcar, Vale, Bunge, BRFoods, Eurofarma, Firestone, Votorantim, Bayer, Usiminas, Ecovias, entre outros.

rn

Serviço

rn

EXPOSIBRAM Amazônia 2014 – Exposição Internacional de Mineração da Amazônia

rn

17 a 20 de novembro das 16h às 22h

rn

Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco – Belém – Pará

rn

Estande Toledo: D6

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS