Evento no Pará destaca importância do jaborandi após estudos da Vale
8 de julho de 2016
Os estudos sobre a planta foram intensificados na região fruto de uma parceria entre Vale, Universidade Federal Rural da Amazônia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Um evento realizado na sexta-feira (1) no Parque Zoobotânico de Carajás, no Pará, reuniu pesquisadores, cooperativistas e analistas de meio ambiente, para tratar da importância do jaborandi. Ele é na cidade de Parauapebas (PA), que segue para o exterior e é usado na composição de colírio utilizado no tratamento do glaucoma. Nos últimos três anos, os estudos sobre a planta foram intensificados na região fruto de uma parceria entre Vale, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A espécie está na lista da flora brasileira ameaçada de extinção divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo a Coordenadora da pesquisa, professora da Ufra, Gracialda Ferreira, "hoje já temos muitas informações que ampliam o total de área com a presença natural do jaborandi e sobre sua forma de reprodução, que podem subsidiar uma revisão da lista e favorecer a sua conservação e a gestão de nossas florestas".
Atualmente 30 membros da Cooperativa dos Extrativistas da Floresta Nacional de Carajás (Coex) trabalham na coleta e fornecimento da folha, para a indústria farmacêutica, que extrai diferentes produtos da folha para uso medicinal e estética. As informações são da assessoria de imprensa da Vale.
Notícias de Mineração Brasil