Novas tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e ao manejo de rejeitos serão apresentadas em junho, por iniciativa do IBRAM em parceria com o CREA-MG, com apoio institucional do MME
Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional vão apresentar às mineradoras, em junho, dezenas de novas soluções desenvolvidas para melhorar a gestão e o manejo dos subprodutos do beneficiamento mineral ou rejeitos minerais. O tema é de grande interesse para a indústria mineral, que busca superar este que é um grande desafio setorial em todo o mundo. A apresentação vai acontecer nos dias 5 e 6 de junho, em Belo Horizonte (MG).Inicialmente, o evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração” iria ocorrer em apenas um dia, porém, em razão da grande procura, os organizadores estenderam a programação.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), este evento tem o propósito de aproximar fornecedores e mineradoras que investem constantemente na gestão dos subprodutos da atividade. Além disso, será um momento importante para disseminar conhecimento em torno das novas tecnologias, serviços e produtos desenvolvidos no Brasil e em outros países. Entidades globais de mineração, como o ICMM – Conselho Internacional de Mineração e Metais, também agem para incentivar a apresentação de novas tecnologias e práticas voltadas à gestão e ao manejo dos subprodutos e o IBRAM também integra este esforço internacional.
O conteúdo das apresentações do evento em Belo Horizonte será organizado em forma de banco de dados, que poderá vir a ser utilizado pelas companhias mineradoras e outros interessados em conhecer os fornecedores potenciais de tecnologias, serviços e produtos relacionados à gestão e manejo dos subprodutos minerais.
O evento é fruto de uma chamada pública que o Instituto lançou em 15 de abril. 73 empresas enviaram propostas técnicas. Destas, 38 foram selecionadas.
A aproximação entre fornecedores e mineradoras é uma iniciativa do IBRAM, em parceria com CREA-MG e com apoio do Ministério de Minas e Energia. Além disso, a Chamada Pública contou também com o apoio de divulgação das Revistas Brasil Mineral, In The Mine, site Notícias de Mineração Brasil, consulado do Reino Unido, embaixada do Canadá e dos Estados Unidos, Business Sweden, Business Finland e Ética Eventos.
A participação no evento é gratuita mediante inscrição e limitada a capacidade do auditório. Clique aqui e faça a sua https://forms.gle/x2RbqpHfLsB8Tevo6
O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…
LEIA MAISO Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…
LEIA MAISMineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…
LEIA MAIS