NOTÍCIAS

Excelência na recuperação de áreas degradadas é tema de palestra na Satc

12 de março de 2015

A evolução nas técnicas de recuperação de áreas degradadas foi tema de palestra na manhã da última terça-feira (10), no auditório 1 da Satc. Promovida pelo Centro Tecnológic

A evolução nas técnicas de recuperação de áreas degradadas foi tema de palestra na manhã da última terça-feira (10), no auditório 1 da Satc. Promovida pelo Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL), a palestra foi proferida pelo doutor e professor da Universidade de Sherbrooke, do Canadá, Alexandre Cabral.

rn

O professor, que mora há 29 anos no Canadá, foi a Criciúma para uma troca de experiências com os pesquisadores sobre técnicas de cobertura para áreas degradadas.

rn

“Existe uma procura grande pelas melhores técnicas de recuperação. Não só por parte das empresas mineradoras, mas também pelos pesquisadores. Vamos falar um pouco sobre algumas experiências que têm sido utilizadas no Canadá e as aplicações delas”, explica Cabral.

rn

Essa troca de experiências é fruto do fomento à pesquisa do CNPq através de um projeto de cooperação internacional entre o Brasil e o Canadá. A parte brasileira é coordenada pelo Dr. Antonio Sílvio Jornada Krebs, pesquisador do CTCL, enquanto que o coordenador canadense é o Prof. Dr. Alexandre, da Universidade de Sherbrooke.

rn

O projeto inclui recursos para a realização de treinamentos no Canadá por parte da equipe brasileira do projeto. Em visita ao Brasil, o professor Alexandre aproveitou para conhecer um pouco da Satc e do CTCL.

rn

“Gostei muito da estrutura da Satc e também do CTCL. A escola tem um foco parecido com a universidade que leciono no Canadá, mirando a indústria, não só na parte do carvão, mas em toda cadeia de produção”, afirma.

rn

Estiveram presentes na palestra representantes do Ministério Público Federal (MPF), das empresas carboníferas da região, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Departamento de Produção Mineral (DNPM), além de pesquisadores do CTCL.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Portal SATC

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Royalty: mineradoras recolhem mais CFEM em 2018

5 de abril de 2018

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…

LEIA MAIS

Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS

IBRAM realiza Seminário sobre ESG da Mineração

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do…

LEIA MAIS