NOTÍCIAS

Exportação: Maitino busca expansão

2 de outubro de 2012

rnA Maitino, fabricante brasileira de rochas ornamentais, quer expandir seus negócios no mercado árabe. A empresa já exportou para Palestina e Egito, mas os árabes não estão entre seus principais cliente

rn

A Maitino, fabricante brasileira de rochas ornamentais, quer expandir seus negócios no mercado árabe. A empresa já exportou para Palestina e Egito, mas os árabes não estão entre seus principais clientes. “Vendemos para eles umas dez vezes”, diz o proprietário da empresa, Adonis Maitino Filho. A primeira exportação para a região foi feita lá por 2008 e a última no ano passado. O empresário acredita, no entanto, que há possibilidade de aumentar os negócios, principalmente com a venda de peças prontas.

rn

A Maitino produz granitoquartzito ardósia. As pedras são comercializadas em chapas ou em peças prontas para uso, por exemplo, em pias de cozinhas e lavatórios de banheiros. “O Brasil é muito rico em granitos exóticos e os árabes gostam destes produtos”, diz Adonis, sobre o diferencial que têm as pedras nacionais em cores e desenhos. O empresário tem interesse de fornecer estes produtos, principalmente os mais elaborados, para os árabes.

rn

A indústria produz entre sete e dez contêineres por mês e ao redor de 80% vai para o mercado externo. Os clientes internacionais da empresa estão no Japão, Europa, América Latina, EUA e Caribe. No mundo árabe, a Maitino também tem contatos no Kuwait e está em busca de clientes nos Emirados Unidos. Adonis conta que nunca chegou a fazer um trabalho de divulgação da empresa na região e as exportações feitas ocorreram via internet. Mas o empresário tem planos de participar, no futuro próximo, da Big 5, feira do setor de construção em Dubai, nos Emirados.

rn

Apesar de ser uma empresa de pequeno porte, a Maitino definiu as exportações como foco e por isso grande parte da sua produção vai para o exterior. “Nos concentramos neste tipo de atividade”, explica Adonis. Mas o mercado internacional já teve um peso maior na empresa, com 95% em por 2010. De lá para cá, com o aquecimento na demanda doméstica, as exportações diminuíram sua participação no total comercializado.

rn

A empresa existe desde 1948 e tem cerca de 20 funcionários. Além da sede em Jaú, interior de São Paulo, a Maitino tem duas fábricas, uma em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e outra em Três Corações, em Minas Gerais. A empresa não tem mineração, ela compra as pedras de terceiros, as beneficia e acaba.

rn

 

Fonte: Brazil Modal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Atlantic Nickel conclui embarque para Europa e já ultrapassa 29 mil toneladas de minério exportadas este ano

20 de abril de 2022

A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, finalizou o terceiro embarque de minério para exportação neste…

LEIA MAIS

5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS