NOTÍCIAS

Exportações de ferroníquel do Brasil aumentam 86%

5 de dezembro de 2014

As exportações brasileiras de ferroníquel aumentaram 86,6% de janeiro a novembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. O país embarcou 127,9 mil toneladas do produto ante 68,5 mil de 2013

As exportações brasileiras de ferroníquel aumentaram 86,6% de janeiro a novembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. O país embarcou 127,9 mil toneladas do produto ante 68,5 mil de 2013, de acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).

rn

A receita gerada com as exportações de janeiro a novembro somou US$ 671,6 milhões. O montante representa um aumento de 117% na comparação com os US$ 308,6 milhões do ano passado.

rn

O país que mais comprou essa ferroliga brasileira foi a Holanda, com 26,1 mil toneladas do produto. Na sequência, entre os primeiros, aparecem China, com 24,1 mil toneladas; Itália, com 21,1 mil toneladas; e Finlândia, com 20,6 mil toneladas.

rn

O porto que mais embarcou ferroníquel neste ano foi o de Santos (SP), com 110,7 mil toneladas. O segundo porto que mais embarcou, com enorme diferença para o primeiro, foi o de Vila do Conde, em Barcarena (PA).

rn

Os principais produtores de ferroníquel do Brasil são Vale, Anglo American e Votorantim. A Vale possui a Mineração Onça Puma (MOP), em Ourilândia do Norte (PA), que produziu 5,8 mil toneladas de ferroníquel no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 11,3% na comparação com os três meses anteriores.

rn

Onça Puma ficou paralisada durante um período para a reconstrução de um dos fornos que são utilizados para a produção do metal. A Vale fez várias melhorias na operação, como a utilização de novos refratários, o novo sistema de transferência de calcinado e as novas unidades de abertura e tamponamento do produto.

rn

A Anglo detém as unidades de Barro Alto e Niquelândia, ambas em Goiás. A mineradora tem uma capacidade de produção de 10 mil toneladas de níquel contido em ferroníquel por ano em Barro Alto e de 36 mil toneladas de níquel contido em ferroníquel em Niquelândia.

rn

A Votorantim também possui uma unidade Niquelândia (GO) para a produção de níquel e ferroníquel. A companhia também produz o metal nas unidades de Fortaleza de Minas (MG) e São Miguel Paulista (SP).

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS