EXPOSIBRAM 2017 homenageará ex-ministro Antônio Dias Leite Júnior
15 de setembro de 2017
Antônio Dias Leite Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de janeiro de 1920
O ex-ministro de Minas e Energia Antônio Dias Leite Júnior (in memorian) será o grande homenageado da 17ª edição da Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM). A cerimônia será realizada dia 18 de setembro, às 15 horas, durante a abertura do evento. Ministro de Minas e Energia entre os anos de 1969 e 1974, o engenheiro foi também presidente da Vale e participou de momentos importantes da história do País como a criação do sistema de Contas Nacionais, ponto de partida para estabelecer as estatísticas que permitem acompanhar e analisar a evolução da economia brasileira.
Antônio Dias Leite Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de janeiro de 1920. Ingressou na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil e formou-se como engenheiro civil e mecânico em 1941. Foi nomeado assessor da primeira Comissão de Planejamento Econômico criada no Brasil, vinculada ao Conselho de Segurança Nacional, e tornou-se professor assistente das cadeiras de Estatística, Economia Política e Finanças da Escola de Engenharia.
Foi subsecretário para assuntos econômicos do ministro da Fazenda, Francisco Clementino de San Tiago Dantas e integrou o Conselho Consultivo do Planejamento (Consplan) no governo do general Humberto Castelo Branco.
Em 1967, foi nomeado presidente, da então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Sua administração incentivou principalmente o setor exportador: intensificou o contato direto com as indústrias consumidoras e articulou a construção conjunta de usinas de pelotização de minérios. No final de 1968, deixou a direção da companhia para assumir o cargo de ministro das Minas e Energia.
Dias Leite teve papel relevante na organização da Fundação Universitária José Bonifácio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Devido ao seu amplo conhecimento dos setores de mineração e energia, atuou como colaborador do Jornal do Brasil e da Folha de São Paulo e escreveu vários livros. Com a publicação “A energia do Brasil” (1997), ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 1998.
Participe do Congresso Brasileiro de Mineração
Os interessados em participar do Congresso podem fazer inscrição pelo site da EXPOSIBRAM (www.exposibram.org.br). As taxas variam conforme as categorias e os prazos de pagamento. Associados e não associados ao IBRAM, professores ou estudantes universitários e profissionais seniores encontram melhores preços antecipando o pagamento pela internet. É possível ainda efetuar inscrição pela web via cartão de crédito ou boleto bancário até 14 de setembro. Após essa data, só serão aceitos registros no local do evento.
A programação completa está disponível em http://www.exposibram.org.br/programacao.asp.
Serviço:
Congresso Brasileiro de Mineração
Data: 18 a 21 de setembro de 2017
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG)
Mais informações: http://exposibram.org.br/