NOTÍCIAS

EXPOSIBRAM Amazônia 2014 receberá dez mil visitantes

9 de outubro de 2014

A EXPOSIBRAM Amazônia, uma das maiores feiras de negócios da região Norte, 100% direcionada à cadeia produtiva da mineração, deverá receber público de dez mil visitantes na ediç&atild

EXPOSIBRAM Amazônia, uma das maiores feiras de negócios da região Norte, 100% direcionada à cadeia produtiva da mineração, deverá receber público de dez mil visitantes na edição de 2014. O evento reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 4º Congresso de Mineração da Amazônia. Mais uma vez, a EXPOSIBRAM Amazônia será realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração, de 17 a 20 de novembro, em Belém (PA).

A EXPOSIBRAM Amazônia, uma das maiores feiras de negócios da região Norte, 100% direcionada à cadeia produtiva da mineração, deverá receber público de dez mil visitantes na edição de 2014. O evento reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 4º Congresso de Mineração da Amazônia. Mais uma vez, a EXPOSIBRAM Amazônia (www.exposibramamazonia.org.br) será realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, de 17 a 20 de novembro, em Belém (PA).

rn

“A EXPOSIBRAM Amazônia é uma ótima oportunidade para prospecção de negócios para fornecedores de equipamentos, desenvolvedores de tecnologias inovadoras e prestadores de serviços diversos para a indústria da mineração, além de abrir espaço para a troca de ideias e experiências para pesquisadores, acadêmicos, estudantes e as próprias companhias mineradoras”, explica o diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

rn

IBRAM sempre estimulou a atuação responsável das mineradoras na Amazônia ao promover debates regionais, nacionais e internacionais sobre a produção de riquezas aliada ao uso racional dos recursos naturais. Durante o 4º Congresso de Mineração da Amazônia não será diferente. O evento abordará temas como o desafio do diálogo entre os povos indígenas e a mineração, além de promover o debate sobre as necessidades de adaptações do setor mineral às mudanças climáticas, com a participação de renomados especialistas internacionais. As inscrições para os painéis, minicursos e palestras já estão abertas.

rn

Segundo Mancin, trata-se de uma excelente oportunidade para debater os desafios do setor para as próximas décadas. “Será o momento ideal para interagir com os líderes da indústria mineral e de outros segmentos, de entrar em contato com o mercado nacional e internacional, além de autoridades públicas. Quem participa da feira de negócios e do Congresso sempre quer voltar. O resultado é muito positivo e quem esteve nas edições anteriores aprovou”, conta.

rn

“A indústria paraense desempenha papel de destaque na mineração brasileira”, afirma o Diretor-Presidente doIBRAM, José Fernando Coura. “Com a realização de eventos como a EXPOSIBRAM Amazônia 2014, nosso objetivo é propagar a mineração empresarial em toda a região Norte. Fazemos parte de um segmento econômico de ponta, que gera progresso visível aos municípios mineradores e também aos Estados e à União. Queremos receber participantes de todos os estados do Norte e das demais regiões do País para que conheçam mais profundamente as excelentes perspectivas de negócios que a mineração proporciona”, completa.

rn

Coura relembra, ainda, o destaque que a atividade mineral tem registrado na região Norte. “Para o IBRAM, é de grande importância realizar a EXPOSIBRAM em um estado em que a mineração é o grande vetor de crescimento do comércio exterior”, diz. Dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88% deste valor, além de se constituírem em um dos maiores geradores de emprego. Apenas no ano passado foram gerados 271 mil empregos diretos e indiretos. “Estimamos que, por conta da expansão e instalação de novos projetos minerais no estado exista uma demanda de 99 mil novos postos de trabalho nos próximos anos”, completou.

rn

Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado Santos, a interação entre empresas e público na EXPOSIBRAM Amazônia 2014 é essencial. “É de suma importância que a sociedade paraense e dos demais estados da região Norte participe dos debates acerca do futuro da mineração desenvolvida no estado. É preciso que as empresas e a sociedade civil organizada estejam inteirados dos temas ligados à atividade. O setor produtivo é quem cria as oportunidades para a geração de emprego e renda no Pará. Por isso, precisamos participar das discussões que definem o horizonte da mineração em solo paraense”.

rn

A Feira e o Congresso buscam, entre vários objetivos, aproximar as companhias de mineração – inclusive as com atuação internacional – dos fornecedores de equipamentos e serviços da Amazônia. O objetivo é fomentar negócios a curto, médio e longo prazo. “A mineração é muito tradicional na região Sudeste. Estados como Minas Gerais desenvolvem essa atividade há séculos. Mas o que percebemos cada vez mais é que os novos investimentos estão indo para o Norte. E quando se fala em potencial mineral nessa região, o Pará sai à frente”, diz Mancin.

rn

O Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes, afirma que o evento é uma oportunidade única de mostrar a mineração de forma mais próxima da população. “AEXPOSIBRAM Amazônia é um evento de referência, não apenas para o Pará e o Brasil, mas para toda a América Latina. É um momento para a sociedade conhecer a mineração no dia a dia. Não apenas o público em geral, mas as empresas que prestam serviços e que têm interesse em firmar negócios com a indústria mineral também devem estar nessa que é uma das maiores feiras de mineração da região Norte”, ressalta.

rn

Patrocinadores

Importantes empresas e entidades já confirmaram patrocínio ao evento, como: AngloAmerican, Hydro, Mineração Rio do Norte, John Deere, Imerys e Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e de Metais Básicos (Sinferbase).

rn

Apoios Institucionais

O evento conta com os seguintes apoios institucionais: Governo do Pará, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac), Instituto Aço Brasil e Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

rn

Apoios Editoriais

O evento tem apoio editorial das revistas: Brasil Mineral, Minérios & Minerales, Mineração & Sustentabilidade, Eae Máquinas, In The Mine, M&T, Tracbel, Amazônia e Areia & Brita e dos portais Notícias de Mineração Brasil e InfoMine.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Portal Soma

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

Gerdau se tornou a única produtora de aço a compor o ICO2, da B3

7 de janeiro de 2021

A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…

LEIA MAIS