NOTÍCIAS

Exposibram Amazônia debate sustentabilidade no setor mineral

7 de novembro de 2012

rnExposibram Amazônia debate sustentabilidade no setor mineral. rnrnO secretário de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, participou da abertura da Exposibram, representando o governador Sim&atilde

rn

Exposibram Amazônia debate sustentabilidade no setor mineral. 

rn

rn

O secretário de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal, participou da abertura da Exposibram, representando o governador Simão Jatene. Eliseu Dias/Ag. Pará

rn

rn

A cerimônia de abertura da feira reuniu diversas autoridades, entre elas o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira. Eliseu Dias/Ag. Pará

rn

rn

O Diretor-Presidente do Ibram, José Fernando Coura, destacou a importância econômica da feira por congregar grandes fornecedores do setor mineral

rn

Mostrar à sociedade o compromisso das empresas do setor mineral com a Amazônia e, mais especificamente, com o desenvolvimento sustentável do Pará, é o mote principal da  Exposibram Amazônia 2012, aberta na noite da última segunda-feira, 5, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento, considerado o maior e mais importante do setor, reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 3° Congresso de Mineração da Amazônia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) com o apoio do Governo do Estado.

rn

“O Par’vem crescendo fortemente e é o que mais investimentos receberá nos próximos anos. Não tenho dúvidas de que em alguns anos o Estado estará liderando o setor na região”, destacou José Fernando Coura, diretor-presidente do Ibram, durante a cerimônia de abertura da feira, que contou com a presença de diversas autoridades entre as quais o secretário de Estado de Industria, Comércio e Mineração, David Leal, representando o governador Simão Jatene, e o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira, que representou o ministro de Minas e Energia, Edson Leão.

rn

Para Fernando Coura o evento tem também uma importância econômica para a região, já que congrega vários fornecedores da cadeia produtiva da mineração, interessados em expor produtos e serviços, além de manter contato direto com outros fornecedores, empresários e profissionais do setor. “São, sobretudo, agentes geradores de emprego e renda”, ressaltou.

rn

Uma das principais vantagens da feira, segundo David Leal, é promover um diálogo com especialistas do setor para que a sociedade passe a compreender melhor uma das principais atividades econômicas da região, responsável por manter o Pará no topo do ranking regional da geração de empregos nos últimos sete meses, de acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “O setor mineral no Estado deverá gerar até 2016, de acordo com o secretário, nada menos que 100 mil empregos. O Governo do Estado está atento a este dado e se prepara para, além de qualificar mão de obra, investir em infraestrutura e logística para assegurar que empresas e trabalhadores sejam beneficiados nesse processo.”

rn

3° Congresso de Mineração da Amazônia – Durante o 3º Congresso de Mineração da Amazônia, as maiores autoridades em mineração do Brasil debaterão os principais desafios e tendências do setor. Estudantes, pesquisadores e profissionais ligados à indústria mineral poderão conhecer mais sobre temas como mineração em terras indígenas, fortalecimento da licença social para operação de projetos minerais e a evolução da gestão de sustentabilidade na mineração. A programação do congresso inclui paineis, palestras, debates e workshops direcionados a estudantes, pesquisadores e profissionais ligados a indústria mineral. Mais informações sobre o evento no site www.exposibram.org.br.

rn

 

Fonte: Governo do Pará

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS

Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS