NOTÍCIAS

Exposição Mineiridades começa a rodar por Minas Gerais

27 de março de 2017

A exposição vai percorrer as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara

Uma verdadeira viagem entre os séculos XVIII e XXI, na qual a história de Minas Gerais e da mineração é contada em uma mescla de cenários reais e virtuais. Com essa proposta, a exposição itinerante Mineiridades, do Memorial Minas Gerais Vale, acaba de colocar o pé nas estradas mineiras. Afinal, a mineração é peculiaridade da região, faz parte de sua origem, história, cultura e economia. A exposição vai percorrer as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara. Por onde passar, vai levar atividades culturais e educativas, além de reproduzir salas do Memorial como Barroco Mineiro, A fazenda Mineira, Caminhos e Descaminhos e Vale do Jequitinhonha. A iniciativa, gratuita, também inclui a releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro.
 
Em sua primeira parada, realizada no dia 16 de março, em Nova Lima, a exposição foi marcada por uma cerimônia conduzida pelos personagens Bigode e Max Sanfoneiro, ícones da cidade. “Essa exposição contribui para valorizar o 'ser mineiro ', bem como a cidade de Nova Lima. Esse trabalho, preparado com muito carinho, só foi possível graças à parceria com a prefeitura. Agora, precisamos incentivar nossa família e amigos para a prestigiarem a nossa cultura", ressaltou o gerente-executivo do Complexo Vargem Grande, Sérgio Pedrosa.
 
Mais do que levar uma amostra do Memorial às cidades em que estamos presentes, o trabalho cumpre um importante papel social, afirmou o gestor do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão: “Queremos levar o Memorial para outras cidades. A partir da exposição Africanidades, realizada no ano passado em quatro cidades, percebemos que, além de gerar envolvimento da comunidade, conseguimos contribuir para a formação de cidadãos.
 
Mineiridades fala de um percurso do Memorial que mais nos orgulha, o 'ser mineiro' e nossa ampla e rica cultura".
 
O prefeito de Nova Lima ressaltou a importância da parceria da Vale. " Ações como essa tornam-se ainda mais valiosas quando consideramos esse momento de crise. O apoio da Vale é fundamental para mantermos as promessas de campanha e continuar evoluindo. A exposição deve ser visitada por alunos, adultos, Terceira Idade, para que conheçam mais da história da nossa cidade, de minas e da mineração”. Mineiridades permanecerá em Nova Lima até o dia 30 de abril.
 
Confira a programação de atividades culturais e educativas em Nova Lima:
 
5 de abril – Oficina de queca (adultos)
 
6 de abril – Oficina de lamparina (adultos)
 
8 de abril – Oficina de lamparina (pais e filhos)
 
28 de abril – Apresentação da Corporação Musical União Operária
 
30 de abril – Apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS