Exposição Mineiridades começa a rodar por Minas Gerais
27 de março de 2017
A exposição vai percorrer as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara
Uma verdadeira viagem entre os séculos XVIII e XXI, na qual a história de Minas Gerais e da mineração é contada em uma mescla de cenários reais e virtuais. Com essa proposta, a exposição itinerante Mineiridades, do Memorial Minas Gerais Vale, acaba de colocar o pé nas estradas mineiras. Afinal, a mineração é peculiaridade da região, faz parte de sua origem, história, cultura e economia. A exposição vai percorrer as cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Congonhas, Itabira, Ouro Preto e Santa Bárbara. Por onde passar, vai levar atividades culturais e educativas, além de reproduzir salas do Memorial como Barroco Mineiro, A fazenda Mineira, Caminhos e Descaminhos e Vale do Jequitinhonha. A iniciativa, gratuita, também inclui a releitura de outras, levando para as cidades uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro.
Em sua primeira parada, realizada no dia 16 de março, em Nova Lima, a exposição foi marcada por uma cerimônia conduzida pelos personagens Bigode e Max Sanfoneiro, ícones da cidade. “Essa exposição contribui para valorizar o 'ser mineiro ', bem como a cidade de Nova Lima. Esse trabalho, preparado com muito carinho, só foi possível graças à parceria com a prefeitura. Agora, precisamos incentivar nossa família e amigos para a prestigiarem a nossa cultura", ressaltou o gerente-executivo do Complexo Vargem Grande, Sérgio Pedrosa.
Mais do que levar uma amostra do Memorial às cidades em que estamos presentes, o trabalho cumpre um importante papel social, afirmou o gestor do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão: “Queremos levar o Memorial para outras cidades. A partir da exposição Africanidades, realizada no ano passado em quatro cidades, percebemos que, além de gerar envolvimento da comunidade, conseguimos contribuir para a formação de cidadãos.
Mineiridades fala de um percurso do Memorial que mais nos orgulha, o 'ser mineiro' e nossa ampla e rica cultura".
O prefeito de Nova Lima ressaltou a importância da parceria da Vale. " Ações como essa tornam-se ainda mais valiosas quando consideramos esse momento de crise. O apoio da Vale é fundamental para mantermos as promessas de campanha e continuar evoluindo. A exposição deve ser visitada por alunos, adultos, Terceira Idade, para que conheçam mais da história da nossa cidade, de minas e da mineração”. Mineiridades permanecerá em Nova Lima até o dia 30 de abril.
Confira a programação de atividades culturais e educativas em Nova Lima:
5 de abril – Oficina de queca (adultos)
6 de abril – Oficina de lamparina (adultos)
8 de abril – Oficina de lamparina (pais e filhos)
28 de abril – Apresentação da Corporação Musical União Operária
30 de abril – Apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus
Vale