rnOs dois fabricantes de locomotivas instalados no Brasil, ambos grupos de origem americana, comemoram resultados muito bons na produção, em contraste com a desaceleração das atividades verificada em outros segmentos indus
rn
Os dois fabricantes de locomotivas instalados no Brasil, ambos grupos de origem americana, comemoram resultados muito bons na produção, em contraste com a desaceleração das atividades verificada em outros segmentos industriais. Ao completar em 2012 meio século desde sua instalação no país, a GE Transportation prevê fabricar cerca de 60 locomotivas nas suas instalações em Contagem (MG), número elevado e suficiente para garantir o emprego de seus 600 funcionários.
rn
O segundo fornecedor chegou recentemente ao país. A Caterpillar começou em maio a fabricar suas primeiras locomotivas no Brasil. A planta da Progress Rail Services, empresa do grupo, também fica em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas, e já tem 35 encomendas. As primeiras máquinas devem ficar prontas em outubro.
rn
As duas empresas dizem estar discutindo novos contratos e traçam um cenário promissor para os negócios. A GE já exporta para a América do Sul e para países da África. A Progress Rail também planeja vender para os vizinhos sul-americanos.
rn
Os números da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária ajudam a traduzir o momento do setor: entre 1990 e 1999, o Brasil produziu 111 locomotivas. Só no ano passado foram 113. Além de locomotivas montadas no país, máquinas importadas também atenderam a demanda nacional. A última vez que se produziu mais do que cem locomotivas no país foi em 1977.
rn
Fonte: Valor Econômico
Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…
LEIA MAISOs números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures
LEIA MAISA Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…
LEIA MAIS