NOTÍCIAS

Faturamento da indústria cresceu 5,3% no primeiro semestre

9 de agosto de 2013

Indicadores Industriais da CNI mostram que o emprego, o rendimento dos trabalhadores e a utilização da capacidade instalada também tiveram desempenho positivo nos primeiros seis meses do anornO faturamento da indústria bra

Indicadores Industriais da CNI mostram que o emprego, o rendimento dos trabalhadores e a utilização da capacidade instalada também tiveram desempenho positivo nos primeiros seis meses do ano

rn

O faturamento da indústria brasileira aumentou 0,5% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,2%, o emprego e a utilização da capacidade instalada ficaram estáveis, informam os Indicadores Industriais divulgados nesta quinta-feira, 8 de agosto, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme a pesquisa, a massa real de salários teve queda de 0,7% e o rendimento médio real dos trabalhadores ficou estável em junho frente a maio, também na série de dados dessazonalizados.

rn

“Na média do segundo trimestre, a forte queda de maio impediu um desempenho melhor da indústria frente ao trimestre anterior”, diz a pesquisa. Naquele período, o faturamento cresceu 4,1%, as horas trabalhadas cresceram 0,6% e a utilização da capacidade instalada recuou 0,2 ponto percentual.

rn

Com o desempenho de junho, o faturamento da indústria acumula alta de 5,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2012. Ainda no primeiro semestre, o emprego cresceu 0,5%, a massa real de salários aumentou 1,9%, o rendimento médio real teve expansão de 1,4%, as horas trabalhadas na produção ficaram estáveis e o nível de utilização da capacidade instalada aumentou 0,8 ponto percentual na comparação com igual período do ano passado.

rn

A expectativa, disse o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, é que o segundo semestre seja “moderadamente” melhor do que o primeiro. Ele explicou que, apesar do aumento da inflação e dos juros,  que comprometem a demanda interna,  a valorização do dólar deve estimular as exportações de manufaturados.  Isso deve ter um impacto positivo sobre a produção da indústria no segundo semestre.

rn

Análise Setorial

rn

Os Indicadores Industriais informam que, na média do primeiro semestre de 2013 frente ao mesmo período do ano anterior, a maioria dos setores da indústria de transformação apresentaram crescimento. “No entanto, existem diferenças no desempenho de setor para setor, o que traduz a evolução heterogênea da atividade industrial”, observa a CNI. O faturamento aumentou em 15 dos 21 setores pesquisados. As horas trabalhadas na produção aumentaram em 12 setores e a massa real de salários cresceu em 13 setores.

rn

Nas indústrias de outros equipamentos de transportes, cuja produção inclui reboques,elevadores, bicicletas, navios, quase todos os indicadores recuaram no primeiro semestre. “O setor apresenta clara dificuldade de retomar a trajetória de crescimento”, avalia a pesquisa. Nesse segmento, o faturamento caiu 10,3%, as horas trabalhadas na produção recuaram 24% e o emprego teve queda de 3,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2012.

rn

De acordo com a pesquisa, o desempenho das indústrias do vestuário foi positivo no primeiro semestre. O faturamento desse setor aumentou 9,3%, as horas trabalhadas na produção cresceram 2,4% e o emprego teve expansão de 3,4% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

rn

 

rn

 

 

Fonte: CNI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS