NOTÍCIAS

Fazenda Marinha, em Mangaratiba (RJ), inicia Protocolo de Cultivo dos cavalos-marinhos

20 de janeiro de 2016

A Vale iniciou no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba (RJ), o Protocolo de Cultivo dos cavalos-marinhos na Fazenda Marinha, procedimento que permite a criação dessa espécie no local.

Procurando construir um legado sustentável no território onde atuamos, a Vale iniciou no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba (RJ), o Protocolo de Cultivo dos cavalos-marinhos na Fazenda Marinha, procedimento que permite a criação dessa espécie no local.
 
Para iniciar o processo, no último semestre do ano passado, foi necessária a montagem de uma estrutura física adequada para o cultivo do animal, contendo um complexo de aquários, sistemas de filtragem de água salgada e de alimentação, entre outros. Após essa primeira etapa, dois casais da espécie foram capturados nas praias da Ilha Guaíba para a observação das etapas de reprodução, gestação , nascimento e crescimento. Visando estabelecer este protocolo, a equipe acompanha parâmetros como a qualidade da água dos aquários, mortandades e taxa de crescimento dos indivíduos.
 
Após esse monitoramento e início do Protocolo, atualmente a Fazenda Marinha está com três ninhadas em crescimento, sendo uma com mais de 140 dias de idade, estando estes já no estado juvenil.
 
Fazenda Marinha
 
Na Ilha Guaíba, a Vale mantém desde 1996 o projeto Fazenda Marinha. Seu objetivo é contribuir para o repovoamento da fauna aquática da região. Dentre as atividades realizadas, o projeto promove o cultivo de microalgas para alimentação das larvas e o lançamento de mais de 20 milhões de pós – larvas de camarões na Baía de Sepetiba, além da realização de cursos de maricultura à comunidade pesqueira.
 
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS