NOTÍCIAS

Fernando Coura recebe prêmio Bom Exemplo 2013

22 de maio de 2013

José Fernando Coura. Crédito: Sebastião Jacinto JuniorrnJosé Fernando Coura, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br),Presidente do Sindicato da Ind&u

rn


José Fernando Coura. Crédito: Sebastião Jacinto Junior

rn

José Fernando Coura, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br),Presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) recebeu, na noite da última terça-feira (14 de maio) o prêmio “Bom Exemplo”, na categoria Economia e desenvolvimento de Minas. A premiação foi realizada na sede da Globo Minas.

A quarta edição do prêmio teve início com a apresentação do Grupo de Dança Balé Brasil, do Espaço Criança de Belo Horizonte, mantido pelo Criança Esperança. A organização do evento considerou 2013 o ano mais concorrido, principalmente por conta da excelência das indicações, todas elas pessoas que desenvolvem ações que transformam a comunidade. O Prêmio Bom Exemplo contemplou pessoas e instituições que se destacaram nas áreas de Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente.

rn


José Fernando Coura. Crédito: Sebastião Jacinto Junior

rn

Fizeram parte do corpo de jurados o vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, Ângela Gutierrez, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Cristiana Parizzi Andrade, da Ação Mineira pela Educação, Fernando Almeida, da Rede Cidadã, o arquiteto Gustavo Penna e o diretor regional da TV Globo Minas Marcelo Matte, além de Olavo Machado Jr, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais e do professor Cláudio Boechat, da Fundação Dom Cabral.

Marcelo Matte foi o responsável pela abertura da cerimônia. “Tivemos muito cuidado em não ter nenhum tipo de contaminação política, partidária e institucional. Nos preocupamos muito em dar transparência ao prêmio para que ele ganhasse ainda mais credibilidade”, explicou. “É emocionante verificar o número de pessoas que fazem trabalho voluntário em nosso estado. Mostramos, com esse prêmio, que é possível, de fato, modificar nossa postura e romper com a inércia de só reclamar e não fazer nada. Nossa grande dificuldade foi selecionar os bons exemplos, entre os milhares”, completou.

Em seguida, Luiz Tito falou um pouco sobre os “exemplos fortes que revigoram, em nossa consciência, o sentimento de ser um bom exemplo”. Sua fala foi complementada por Olavo Machado Jr: “Que bom que Minas Gerais tem tantos bons exemplos!”.
Emerson Almeida, da Fundação Dom Cabral acredita que o “Prêmio Bom Exemplo tem grande significado não só por destacar merecidas iniciativas de nosso Estado, mas também para levar o prêmio para outras regiões do País”.

O Prêmio

rn

O primeiro premiado foi Tavinho Moura, destacado por seu livro Pássaros poemas: aves na Pampulha. O livro recebeu uma Homenagem Especial por sua contribuição à cultura de Minas Gerais. “Meu livro é pela vida na Lagoa da Pampulha e por algumas espécies que viajam mais de três mil milhas e chegam aqui, em busca de alimento”, agradeceu o autor, ao receber o prêmio das mãos do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). “Precisamos olhar para frente e saber que podemos construir um futuro melhor. Saímos daqui com certeza com mais esperança”, completou o Prefeito.

rn

O Engenheiro de Minas José Fernando Coura foi premiado na categoria Economia Desenvolvimento de Minas, por sua atuação à frente do segmento de mineração em Minas Gerais. “Esse prêmio é muito mais do que o reconhecimento a minha pessoa, é um reconhecimento à atividade que nos deu nome, história, e existe em Minas Gerais há 317 anos com responsabilidade e consciência social”, pontuou Fernando Coura. “É uma chamada ao compromisso, a chamada à responsabilidade social e à sustentabilidade”, completou. Quem entregou o prêmio foi o Superintendente do Ibama de Minas Gerais, Evandro Xavier.

rn


José Fernando Coura recebe o troféu das mãos do Superintendente do Ibama de Minas Gerais, Evandro Xavier . Crédito: Sebastião Jacinto Junior

rn

Na categoria Ciência, a premiada foi a Fundação Hemominas. A presidente Júnia Guimarães Mourão Cioffi recebeu o prêmio das mãos do presidente do Sistema Fecomércio de Minas Gerais, Lázaro Luiz Gonzaga. Em seguida, o grupo Coletivo Família de Rua foi premiado na categoria Cultura e recebeu o prêmio da empresária Ângela Gutierrez, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

O Projeto Manuelzão foi premiado na categoria Educação, iniciativa de professores da Universidade Federal de Minas Gerais. O professor Apolo Heringer Lisboa recebeu a homenagem das mãos de Emerson Almeida, da Fundação Dom Cabral. “Precisamos que o homem compreenda seu papel na natureza”, frisou Heringer.

rn

Na categoria Esportes, o premiado foi o Professor Ricardo Pacheco , com o projeto Arremesso para um Novo Horizonte, na cidade de Lavras. A homenagem foi entregue pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini. O Projeto Noisinho da Silva foi contemplado, pelas mãos do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, na categoria inovação, com a promoção da inclusão social utilizando o design no desenvolvimento de cadeiras e carteiras escolares para deficientes físicos.

rn

A fazenda Engenho D’água, em Ouro Preto, foi premiada na categoria Meio Ambiente, por suas ações de educação ambiental, preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável da região. O responsável pela fazenda, Helton Aguiar Neves, recebeu o prêmio do arquiteto Gustavo Pena.

Um dos prêmios mais esperados, o de personalidade do ano, foi para D. Noemi Macedo Gontijo – Educadora e artesã, professora, fundadora e dirigente do Salão do Encontro, em Betim. Quem entregou a homenagem foi Cristiana Andrade, Presidente da Fundação Mineira para Educação. “Minha felicidade é ver a felicidade no rosto dessas crianças. Procuro sempre fazer as pessoas mais simples felizes”, explicou D. Noemi.

Os premiados nessas categorias foram indicados por 18 instituições parceiras: Conservação Internacional; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Fundação Biominas; Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado; Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Fundação Nacional de Arte; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais; Ordem dos Advogados do Brasil, Minas Gerais; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Rede Cidadã; Secretaria de Estado da Cultura; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Esportes e Juventude; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; Universidade Federal de Minas Gerais.

rn

Já para a categoria Cidadania, as indicações foram feitas pela internet e os jurados selecionaram os finalistas. Em seguida, cinco nomes foram para a votação final e o vencedor foi revelado apenas na hora do prêmio. O escolhido foi José Pio de Resende que, aos 87 anos percorre seu bairro recolhendo donativos para famílias carentes. O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, responsável pela entrega da homenagem, frisou a importância das pessoas que “voluntariamente buscam se inserir no contexto de sua comunidade com algum tipo de trabalho”. “Precisamos ser protagonistas do nosso tempo e agentes de mudanças. Muito mais do que bons exemplos, essas pessoas são fontes de inspiração para cada um de nós”, finalizou.

rn


Olavo Machado Junior, presidente da FIEMG e José Fernando 
Coura.Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn


Fernando Coura e Família com o presidente da CNI Robson Braga
e pelo ambientalista Angelo Machado. Crédito: Sebastião Jacinto Junior.

rn

 

Fonte: IBRAM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

IBRAM e Sebrae irão firmar acordo de cooperação para fortalecer pequena e média mineração

26 de fevereiro de 2024

Criar projetos voltados a integrar as pequenas e médias empresas do setor de mineração às boas práticas ESG, além de…

LEIA MAIS

IBRAM e Falconi firmam parceria para definir bases futuras da Carta Compromisso

5 de maio de 2021

Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…

LEIA MAIS