NOTÍCIAS

Ferrous recebe prêmio de excelência por projeto com agentes de saúde de Brumadinho

13 de maio de 2013

A Ferrous receberá, no dia 14 de maio, o 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, na categoria “Relação com a Comunidade”, em cerimônia realizada no Hot

rn

A Ferrous receberá, no dia 14 de maio, o 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, na categoria “Relação com a Comunidade”, em cerimônia realizada no Hotel Ouro Minas. A mineradora concorreu com o projeto “Agentes de transformação”, uma iniciativa inovadora que contribuiu para a formação do Agente Comunitário de Saúde de Brumadinho e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das áreas onde ele atua.

rn

Desde 2004, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho implantou no município o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que consiste na formação de equipes compostas por médico generalista ou especialista em medicina de família, enfermeiro, auxiliar-técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs). Essas equipes buscam conhecer a fundo cada família e o contexto em que ela vive, criando, dessa maneira, um vínculo importante para o enfrentamento dos problemas de saúde da região e para percepção mais clara das necessidades socioeconômicas de cada comunidade.

rn

Percebendo a importância desse trabalho e a possibilidade de aprimoramento, e entendendo o papel estratégico dos ACSs como disseminadores de conhecimento, a Ferrous firmou, em 2011, uma parceria com o município, criando o Programa Conviver, com o objetivo de incentivar a pesquisa sobre a cidade, o meio ambiente e a saúde.  Ele foi implantado em três etapas: pesquisa bibliográfica, em que os agentes foram municiados de materiais para fundamentar e nortear os seus projetos; pesquisa de campo, levando à prática o que foi estudado, com roteiros de entrevistas e questionários; e registro dos resultados das pesquisas e experiências vividas em artigos, reunidos em duas revistas lançadas no evento de finalização dos trabalhos.

rn

Em 2011 e 2012, a Ferrous investiu em diversas ações, como encontros de orientação com os agentes comunitários, dos quais participaram consultores e especialistas em diversas áreas de conhecimento; ciclos de palestras, conduzidos por profissionais com ampla experiência em suas áreas; publicação e lançamento das revistas e a realização dos eventos de encerramento, para apresentar as experiências, os processos e os resultados das pesquisas.

rn

O Programa Conviver teve um saldo positivo, com desenvolvimento de sete trabalhos de pesquisas em 2011 e 11 no ano passado, sobre temas relacionados à saúde e ao ambiente de Brumadinho, como o uso da água na mineração, segurança no trabalho e saúde ocupacional, esquistossomose e a própria imagem dos agentes de saúde. Em dois anos de atuação, o programa já envolveu 68 agentes comunitários de 18 unidades de saúde da família de Brumadinho e seus distritos.

rn

Para Karina Azevedo, agente da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Progresso, o Programa Conviver foi uma experiência enriquecedora, porque possibilitou que o trabalho dos agentes de saúde fosse avaliado e, consequentemente, aprimorado. “Conhecer qual a imagem as pessoas têm de nós e do trabalho que realizamos foi uma forma de reconhecermos o que fazemos bem e o que ainda precisa ser melhorado”, observa. A opinião é compartilhada por Rogério Silva, agente da USF do bairro Jota, que destaca a capacitação proporcionada pelo programa. “O desenvolvimento dessa pesquisa foi, para mim, uma oportunidade de formação. Sinto que os conhecimentos construídos por meio dessa experiência me fazem, hoje, um ACS mais capacitado para desempenhar meu trabalho”, avalia.

rn

A gerente geral de comunicação e responsabilidade social da Ferrous, Mariana Rosa, comemora a segunda premiação do Programa Conviver, que já havia sido escolhido como melhor iniciativa de desenvolvimento socioambiental de Minas Gerais, entre as empresas de grande porte, pelo Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, em 2012. “É uma satisfação receber esse reconhecimento. Estamos motivados a buscar resultados ainda melhores e a continuar somando esforços com o poder público e com a sociedade pela qualidade dos serviços de saúde do município. Entendemos que, dessa forma, ampliamos a contribuição de nossa atividade minerária, construindo um legado importante com e para a população”, afirma Mariana.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ferrous

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS

Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS