FGV e IFC apresentam diretrizes para grandes obras na Amazônia
22 de março de 2017
Na ocasião serão expostas as principais lições aprendidas consolidadas na forma de “diretrizes para a instalação e operação de grandes empreendimentos”
O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, apresentarão o estudo “Grandes Obras na Amazônia – Aprendizados e Diretrizes” no próximo dia 29 de março, em Belém (PA). Na ocasião serão expostas as principais lições aprendidas, dentre elas a inclusão dos povos indígenas e comunidades tradicionais no envolvimento das decisões, o fortalecimento das capacidades institucionais e a interação entre os instrumentos financeiros inovadores e os recursos existentes. Todas as temáticas foram consolidadas na forma de “diretrizes para a instalação e operação de grandes empreendimentos”. Estarão presentes no evento o Diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, e a Gerente de Assuntos Ambientais, Cláudia Salles.
O documento contém informações que foram construídas entre 2015 e 2016, a partir da participação de mais de 300 pessoas, representantes de mais de 130 instituições e lideranças de diversos setores, que reuniram experiências para contribuir com relações mais harmônicas entre os grandes empreendimentos e os territórios que os recebem. O IBRAM acompanhou e participou ativamente desde o início do projeto.
O objetivo do GVces e da IFC foi criar um documento que seja atualizado de acordo com as mudanças econômicas e sociais na região e que sirva sempre como uma base de referência para a implementação de grandes obras na Amazônia no futuro.
Os interessados em participar do evento podem fazer as inscrições por meio do link http://eepurl.com/cEwVuD. Toda a trajetória da iniciativa, documentos técnicos produzidos e relatos dos encontros realizados podem ser acessados no site: http://consulta-grandesobras.gvces.com.br/
IBRAM – Profissionais do Texto