NOTÍCIAS

Filme ‘Dr. Antunes’ retrata história da exploração de minérios, no Amapá

6 de maio de 2013

O documentário ‘Dr. Antunes’ é um filme biográfico sobre a vida de Augusto Trajano de Azevedo Antunes, fundador do Comércio de Minérios S.A.- ICOMI e do grupo industrial Caemi. O lançamento do fil

rn

O documentário ‘Dr. Antunes’ é um filme biográfico sobre a vida de Augusto Trajano de Azevedo Antunes, fundador do Comércio de Minérios S.A.- ICOMI e do grupo industrial Caemi. O lançamento do filme aconteceu nesta quinta-feira (2), data da comemoração do Dia do Manganês, instituído pela Assembleia Legislativa do Estado.

rn

A empresa exerceu papel de império industrial no Amapá com a exploração das jazidas do minério manganês no município de Serra do Navio, distante 141 quilômetros da capital. O filme homenageia as iniciativas do empresário que contribuiu com o  desenvolvimento econômico do Amapá.

rn

A iniciativa é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Júnior Favacho. Durante a sessão solene foi exibido o documentário que fala sobre a vida de Augusto Antunes, mostra imagens raras do Amapá nos anos 50, além de filmagens históricas como o embarque dos primeiros equipamentos da Icomi no Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos e sua chegada ao Porto de Santana, no Amapá.

rn

Na época, o mundo experimentava uma demanda por minério de manganês, usado em blindagens de navios e outros componentes bélicos. O empresário brasileiro Augusto Antunes aceitou a aventura de construir um grande projeto no meio da mata. “Seu projeto é considerado à frente de seu tempo, pois se identificava no empreendimento elementos de sustentabilidade, controle ambiental e qualidade de vida, além de ter implantado a primeira experiência de previdência privada no País, a Fundação Caemi”, explicou Sérgio Santos, cineasta e produtor do documentário.

rn

O grupo explorou jazidas de manganês no Território do Amapá entre 1954 e 1957, em duas cidades: Serra do Navio e Santana, 30 quilômetros da capital. Em Serra do Navio houve a exploração do manganês. Em Santana, foi fundada a Vila Amazonas, que abrigou os trabalhadores, e onde foi construído um terminal portuário. Neste período foi construída a Estrada de Ferro de 192 quilômetros que liga Serra do Navio ao porto de Santana, para o transporte do manganês. O presidente da república Juscelino Kubitschek veio  ao Amapá para a inauguração do novo acesso.

rn

O projeto Icomi atraiu centenas de trabalhadores ao Amapá, em especial do Sudeste do Brasil, além de outros lugares como os Estados Unidos, a Europa e Ásia. Na época, o ex-território tinha no máximo cinco mil habitantes. A história da implantação da mineradora e os anos seguintes foram registrados por uma produtora da Califórnia, nos Estados Unidos. O acervo de valor incalculável tem imagens da implantação da ferrovia. Um dos arquivos ficou esquecido por mais de 50 anos.

rn

O documentário “Dr. Antunes” também vai ser lançado em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e será exibido na TV a cabo, ainda sem previsão de datas.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Portal Amazônia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mais segurança: quatro barragens da Vale em Minas Gerais têm nível de emergência retirado e obtêm DCEs positivas

10 de outubro de 2022

As barragens B5/MAC (Nova Lima), Marés II (Belo Vale), Santana (Itabira) e Paracatu (Catas Altas), todas em Minas Gerais, tiveram…

LEIA MAIS

ESG, geopolítica e mudanças climáticas lideram top 10 de oportunidades e riscos para o setor de mineração e metais no Brasil

12 de junho de 2023

Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…

LEIA MAIS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS