NOTÍCIAS

Finlandeses criam sistema que calcula rentabilidade de minas

12 de maio de 2015

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Lappeenranta, na Finlândia, desenvolveram um novo sistema para que mineradoras possam calcular a rentabilidade de uma operação. Esse sistema técnico-econômico visa f

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Lappeenranta, na Finlândia, desenvolveram um novo sistema para que mineradoras possam calcular a rentabilidade de uma operação. Esse sistema técnico-econômico visa facilitar a tomada de decisões na hora de fazer investimentos, assim como ajudar a ajustar a meta de produção de uma mina.

rn

“O planejamento de investimentos internacionais com a ajuda de modelos mais detalhados pode economizar dezenas de milhões ao longo da vida útil de uma mina na comparação com métodos tradicionais. As economias vêm a partir de otimizações da produção e investimentos mais bem planejados”, disse Mikael Collan, professor de financiamento estratégico da Lappeenranta University of Technology (LUT), em comunicado à imprensa na última quarta-feira (6).

rn

Segundo Collan, os benefícios do modelo que foi desenvolvido pelos pesquisadores da universidade finlandesa são comparáveis com aqueles obtidos a partir da otimização em rotas de transporte, que diminuem os custos com logística.

rn

O novo modelo de sistema é formado por quatro componentes-chave interligados, que são produção, fluxo de caixa, balancete do projeto e lucratividade. De acordo com a LUT, alterações em qualquer um desses componentes terá um impacto nos outros, afetando a rentabilidade da mina.

rn

Para analisar os investimentos em alguma mina, o sistema dinâmico utiliza um tipo de simulação que gera 5 mil preços aleatórios para a commodity correspondente ao ativo de mineração que está sendo analisado. Os resultados serão avaliados e representados como distribuições que vão mostrar a probabilidade de um resultado rentável.

rn

“Quando há a necessidade de verificar o valor agregado que um produto alternativo pode trazer, é possível fazer um modelo disso e rodar uma simulação. Comparar os resultados revela algo sobre o potencial valor agregado. É possível, por exemplo, encontrar uma quantidade adequada de capital operacional para evitar problemas de rentabilidade e permitir a melhor utilização possível da mina”, afirmou Collan. As informações são da assessoria de imprensa da LUT.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS

Prorrogadas inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

27 de maio de 2021

As inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram prorrogadas para o dia 7 de…

LEIA MAIS

Os ganhos financeiros a partir do aumento da diversidade será tema de destaque na 3ª edição da Diversibram

26 de fevereiro de 2024

Empresas com ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos têm colaboradores mais felizes, mais comprometidos e apresentam melhores resultados financeiros…

LEIA MAIS