Nos próximos quatro anos, o Ceará deverá receber R$ 80 bilhões de investimentos públicos e privados em infraestrutura, montante de destaque em relação a outras unidades da Federação. O ap
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Trazem otimismo os dados evidenciados em pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração. O estudo mostra que as projeções de investimentos no Ceará até 2018 representam 6,71% do total de recursos a serem recebidos no País, de R$ 1,19 trilhão. O percentual é mais de três vezes superior à porção que o PIB cearense detém do bolo brasileiro. A partir de tal informação, pode-se inferir que o Estado será aquinhoado com crescimentos ainda mais vigorosos no comparativo com a média nacional, o que já vem ocorrendo, de forma mais sutil, há 14 trimestres consecutivos.
Dentre os nordestinos, o Ceará lidera as estimativas de investimentos, acumulando 28% das cifras, com larga vantagem para os que aparecem em seguida no ranking: Maranhão (R$ 59 bilhões), Pernambuco (R$ 55 bilhões) e Bahia (R$ 50 bilhões).
No entanto, é válido ressaltar que, com o passar do tempo, os valores de todos os estados podem variar, provavelmente para baixo, já que são comuns adiamentos e cancelamentos de projetos, sobretudo públicos.
Alguns dos investimentos em infraestrutura mais grandiosos que perpassam o território cearense são relativos à mobilidade urbana. Somando-se todos projetos em andamento ou ainda a serem executados, há R$ 8,5 bilhões envolvidos.
A maior parte se direcionará para a construção da Linha Leste do metrô de Fortaleza, obra para a qual serão injetados R$ 3,4 bilhões. Após a conclusão desse projeto, a Capital cearense ficará entre as cidades brasileiras com a maior malha de trilhos de metrô em funcionamento. Ainda no campo do transporte, está a ferrovia Nova Transnordestina, obra que aparece entre as mais importantes do PAC 2 e também tem parte dos trabalhos no Ceará. O orçamento total, incluindo os trechos do empreendimento ferroviário, chegou a mais de R$ 8 bilhões, após atrasos. Com mais de 69 meses de adiamento, a Transnordestina pode ser concluída no fim de 2015.
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Fonte: Diário do Nordeste
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