NOTÍCIAS

Fornecedora de mineradoras busca negócios no setor de petróleo e gás

11 de setembro de 2014

Tradicional fabricante de equipamentos para mineração e siderurgia, a Emalto vai diversificar suas operações e fechar seu primeiro contrato com o setor de óleo e gás. O motivo é a redução

Tradicional fabricante de equipamentos para mineração e siderurgia, a Emalto vai diversificar suas operações e fechar seu primeiro contrato com o setor de óleo e gás. O motivo é a redução de investimentos por parte das mineradoras. De acordo com o gerente de novos negócios da companhia, Alexandre Torquette, a empresa vai fornecer equipamentos de perfuração no valor de R$ 40 milhões para a multinacional National Oil Varco (NOV).

rn

A Emalto, instalada em Timóteo (MG), pretende participar do Brazilian Petroleum Partnerships (BPP), apresentado na terça-feira (9) pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

rn

O programa BPP, focado na cadeia produtiva do setor de petróleo e gás, busca a formação de parcerias entre fornecedores brasileiros e estrangeiros, para transferência de tecnologia e ampliação da oferta interna.

rn

“Estamos fincando nosso pé no setor [petróleo e gás] e vamos participar de todos programas deste tipo que forem possíveis nossa participação. Nossa diretoria está na Noruega para fechar os últimos detalhes desse contrato e estamos negociando outros”, disse o gerente da Emalto.

rn

O programa da Apex Brasil é motivado pela política de conteúdo nacional. “Muitas vezes o empresário estrangeiro tem receio em fazer uma parceria com empresas locais. Agora, com o respaldo da Apex-Brasil e da Onip isso ganha maior atratividade. É uma chance de gerar conhecimento também. Aqui temos condições de fabricar tudo que se necessita na indústria naval, mas podemos avançar na agregação de valor com mais conhecimento de engenharia”, disse o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva), Jeferson Bachour Coelho.

rn

O superintendente da Onip, Bruno Musso, afirma que o programa é composto por três fases, com uma missão de empresários selecionados para conhecer as possíveis parceiras multinacionais e fecharem contrato. “Só aceitaremos parcerias que tragam ganho para o empresário local. Esse é o objetivo do projeto, que traz um negócio ganha-ganha”, disse Musso.

rn

Na primeira fase do BPP serão identificadas os setores nacionais que podem formar joint-venture com empresas estrangeiras de petróleo e gás. O objetivo é aumentar a competitividade das companhias nacionais, atraindo investimentos e integrando as cadeias produtivas do país com as de fornecimento global para o setor.

rn

A equipe do BPP elaborará um Catálogo Técnico para ser apresentado nas missões de atração de investimentos no exterior, já estão programadas quatro missões na Europa, duas na América do Norte e uma na Ásia. Além de Minas, o BPP também será desenvolvido em outros sete estados, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

rn

A Emalto fornece, desde 1974, equipamentos como guindastes, caminhões, EMPILHADEIRAS e fornos para os setores de mineração e siderurgia. Entre os clientes da fabricante estão a Samarco, Vale, V&M do Brasil, Alcoa, Anglo American, ArcelorMittal e outras.

rn

Instalada em uma área de 31 mil metros quadrados, gera 450 empregos, em duas unidades de produção com capacidade mensal para transformar 1.500 toneladas de aço. Com informações da Fiemg.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da consulta pública para 8 protocolos do TSM

17 de outubro de 2022

Está aberta a consulta pública, lançada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), para receber contribuições ao processo de adaptação e tradução…

LEIA MAIS

Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS

Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS