NOTÍCIAS

Fórum discute competitividade e sustentabilidade da mineração em Minas Gerais

10 de junho de 2016

A programação conta com painéis que debatem sobre a mineração e o desenvolvimento econômico no Estado, o crescimento e a competitividade do setor no contexto mundial

Executivos e especialistas vão debater, no dia 15 de junho, o crescimento e a competitividade do setor mineral durante o fórum Minas e Mineração no Século XXI. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
 
A programação conta com quatro painéis que propõem debates sobre a mineração e o desenvolvimento econômico no Estado, o crescimento e a competitividade do setor no contexto mundial, os desafios tecnológicos e a cadeia produtiva e o território minerador e a organização urbana. O fórum compreenderá palestras de empresas e pesquisadores que estão relacionados ao tema. Entre eles, o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela.
 
Durante o evento, o megaprojeto de minério de ferro S11D, da Vale, será apresentado por Lúcio Cavalli, gerente-executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios Ferrosos da mineradora. O diretor da Ferrous Resources do Brasil, Cristiano Monteiro Parreiras, também estará no fórum. Outras entidades e empresas que estarão representadas no evento são Codemig, SNC Lavalin, Geopark, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDNT), ABDI, Ibram, UFMG, Fundação Gorceix, Cedeplar e Sebrae.
 
Desde o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, na região de Mariana (MG), em novembro de 2015, a Fapemig busca aproximar pesquisadores das demandas da sociedade. Para isso, em janeiro, a Fundação lançou as chamadas: Tecnologias para a Recuperação da Bacia do Rio Doce e Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce.
 
Outra iniciativa é o projeto Nova Mineração, que tem o intuito mobilizar protagonistas dos setores empresarial (mineração e cadeia produtiva), científico, educacional e governamental para conduzirem os processos de mudança necessários para uma mineração mais sustentável, competitiva e inclusiva.
 
Essa iniciativa foca a agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por ela ser central para a construção de novos cenários para o setor em Minas e no Brasil. O evento será das 8h30 às 18h, na sede do BDMG, em Belo Horizonte. A confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail ????indics@indi.mg.gov.br.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS