Fórum discute competitividade e sustentabilidade da mineração em Minas Gerais
10 de junho de 2016
A programação conta com painéis que debatem sobre a mineração e o desenvolvimento econômico no Estado, o crescimento e a competitividade do setor no contexto mundial
Executivos e especialistas vão debater, no dia 15 de junho, o crescimento e a competitividade do setor mineral durante o fórum Minas e Mineração no Século XXI. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A programação conta com quatro painéis que propõem debates sobre a mineração e o desenvolvimento econômico no Estado, o crescimento e a competitividade do setor no contexto mundial, os desafios tecnológicos e a cadeia produtiva e o território minerador e a organização urbana. O fórum compreenderá palestras de empresas e pesquisadores que estão relacionados ao tema. Entre eles, o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela.
Durante o evento, o megaprojeto de minério de ferro S11D, da Vale, será apresentado por Lúcio Cavalli, gerente-executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios Ferrosos da mineradora. O diretor da Ferrous Resources do Brasil, Cristiano Monteiro Parreiras, também estará no fórum. Outras entidades e empresas que estarão representadas no evento são Codemig, SNC Lavalin, Geopark, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDNT), ABDI, Ibram, UFMG, Fundação Gorceix, Cedeplar e Sebrae.
Desde o rompimento da barragem em Bento Rodrigues, na região de Mariana (MG), em novembro de 2015, a Fapemig busca aproximar pesquisadores das demandas da sociedade. Para isso, em janeiro, a Fundação lançou as chamadas: Tecnologias para a Recuperação da Bacia do Rio Doce e Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce.
Outra iniciativa é o projeto Nova Mineração, que tem o intuito mobilizar protagonistas dos setores empresarial (mineração e cadeia produtiva), científico, educacional e governamental para conduzirem os processos de mudança necessários para uma mineração mais sustentável, competitiva e inclusiva.
Essa iniciativa foca a agenda de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por ela ser central para a construção de novos cenários para o setor em Minas e no Brasil. O evento será das 8h30 às 18h, na sede do BDMG, em Belo Horizonte. A confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail ????indics@indi.mg.gov.br.
Notícias de Mineração Brasil