NOTÍCIAS

Fundo Vale lança projeto contra desmatamento em Mato Grosso

22 de maio de 2014

Fundo criado pela mineradora prevê estímulos à produção agropecuária sustentávelrnO Fundo Vale lança oficialmente hoje em Mato Grosso seu projeto de estímulo à produçã

Fundo criado pela mineradora prevê estímulos à produção agropecuária sustentável

rn

O Fundo Vale lança oficialmente hoje em Mato Grosso seu projeto de estímulo à produção agropecuária sustentável para a contenção e a reversão do desmatamento. Na lista inicial figuram 33 municípios com alto potencial de destruição de área nativas da floresta amazônica, entre os quais Alta Floresta, onde o programa já entrou em operação há três anos. Em 2015, mais 31 prefeituras deverão aderir ao programa Municípios Sustentáveis do Fundo Vale – o mesmo já adotado no Pará.

rn

Somada à iniciativa no Pará, a adoção do programa em Mato Grosso permitirá a formação de um arco de proteção contra o desmatamento na faixa amazônica mais exposta à pecuária extensiva e à agricultura tradicionais. Segundo Carina Pimenta, gerente do Fundo Vale – fundo de cooperação criado pela Vale que atua em parceria com instituições públicas e organizações do terceiro setor -, o programa tem como alvo primário a atração do produtor local para o uso de novas tecnologias capazes de aumentar a produtividade, sobretudo as da chamada pecuária verde.

rn

Em Mato Grosso, explicou Carina, a média de produção pecuária é de meio boi por hectare. Graças à orientação da Embrapa e do Instituto Centro de Vida (ICV) sobre a escolha e o manejo de pastagens, a produção supera três bois por hectare em fazendas de Alta Floresta. O município saiu da lista do Ministério de Meio Ambiente dos municípios desmatadores do País. “O ganho de produtividade chama a atenção dos produtores vizinhos para a engorda mais rápida dos animais e os ganhos. A prática tende a se disseminar”, diz Carina.

rn

Todos os produtores engajados no programa estão no Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento que permite ao Ministério de Meio Ambiente consolidar informações sobre o desmatamento nas fronteiras agrícolas e sobre as áreas de preservação e de vegetação nativa.

rn

Segundo Carina, os projetos continuam em andamento mesmo com a mudança política nas prefeituras locais, em parte por causa das pressões de organizações não governamentais, de entidades locais e da própria população. Em Alta Floresta, a secretaria municipal de Meio Ambiente chegou a funcionar dentro da sede do Sindicato Rural, um dos principais parceiros locais do programa.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Estado de S. Paulo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS