NOTÍCIAS

Fusões e aquisições em Mineração têm forte recuperação no trimestre, aponta KPMG

14 de novembro de 2012

O setor de mineração no Brasil protagonizou no terceiro trimestre deste ano nove operações de fusões e aquisições, 200% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram regi

O setor de mineração no Brasil protagonizou no terceiro trimestre deste ano nove operações de fusões e aquisições, 200% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas apenas três transações. No comparativo do acumulado do ano, a indústria também apresentou bons resultados: foram 19 transações nos nove meses de 2012, contra 17 em 2011, em período equivalente. Os números constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada trimestralmente pela KPMG com 43 setores da economia brasileira.

rn

Das nove operações deste trimestre, quatro são domésticas, uma do tipo CB1*, duas CB4* e duas CB5*. Já no ano todo, foram feitas quatro operações domésticas, oito do tipo CB1*, uma CB2*, quatro CB4* e duas CB5*.

rn

O setor vive um momento delicado em função da queda do preço do minério no mercado e da redução do apetite chinês pelo produto brasileiro. Acreditamos que o aumento do número de operações ocorreu por inúmeros fatores: as transações realizadas foram pulverizadas, algumas são de pequeno porte e outras estão relacionadas com a estratégia de grandes empresas, explica o sócio da KPMG Paulo Guilherme Coimbra. A pesquisa mostrou ainda que o mercado doméstico de mineração é o que ainda tem maior destaque, concluiu.

rn

A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações de fusões e aquisições efetivamente concluídas e divulgadas envolvendo empresas no presente no país.

rn

A atual edição do estudo considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.

rn

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro.: CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

rn

CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

rn

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 152 países, com 145.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

rn

No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil profissionais, distribuídos em 20 cidades de 11 Estados e Distrito Federal.

 

Fonte: Portal Fator Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Minerais Críticos para Transição Energética é tema do PodMinerar

28 de novembro de 2022

O progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS