GE21 desenvolve tecnologia de realidade virtual
2 de maio de 2017
Consultoria mineral terá agora equipe em diversas áreas, como engenharia e construção, entre outras
A GE21 Consultoria Mineral, empresa que tem sede em Belo Horizonte (MG), anunciou nesta semana sua entrada na área de Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada, por meio da empresa GE21 Realidade Virtual (GE21RV). Agora, além de atuar na mineração, setor em que desenvolve o projeto Mina Virtual 4D, a empresa irá oferecer serviços para áreas como educação e treinamento, segurança e saúde, design e manufatura, engenharia e construção, entre outros.
"O objetivo é oferecer aos seus clientes o estado da arte em soluções completas de realidade virtual e aumentada, tanto na consultoria tecnológica, quanto no fornecimento de conteúdo, softwares e equipamentos de RV e RA", afirmou a empresa, em nota enviada na quarta-feira (26) para a imprensa.
De acordo com a GE21, a empresa está retomando o trabalho com tecnologia e ciências aplicadas, que foi iniciado em 2000 e durou até 2007, por meio da Geoexplore, que atuava com tecnologia de simulação 3D e sistemas de informação geográficos (GIS).
"Além dos mais de 10 anos de experiência na tecnologia de um dos seus cofundadores, responsável por desenvolver soluções pioneiras de RV para a mineração, incluindo a implantação de duas Salas de RV na Vale, a GE21RV irá disponibilizar a seus clientes os 28 anos de experiência de uma das mais antigas empresas de RV no mundo, a Virtalis INC, cujos produtos e soluções a GE21RV representará com exclusividade para o mercado de Geociências e Mineração na América Latina", diz a empresa no comunicado.
Segundo a GE21, uma das soluções oferecidas é o Geovisionary, software de RV voltado para a geologia, planejamento e operação de mina. Por sua vez a solução Visionary Render, é orientada para o setor industrial e de treinamento para aplicações nas fases do Product Lifecycle Management (PLM).
A GE21RV mantém parceria com empresas do Geovisionary da Virtalis, de desenvolvimento, a Siemens, na aplicação das soluções Comos Walkinside, para integração das informações de plantas industriais através de modelos 3D, e a Augmensys, focados em integração de múltiplos banco de dados para mobilidade e acesso por meio de Realidade Aumentada.
"A tecnologia de Realidade Virtual, ao lado da Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvens e Impressão 3D, forma um dos importantes alicerces da nova Revolução Industrial 4.0. Neste sentido, a GE21RV vem desenvolvendo o Projeto Mina Virtual 4D, que procura demonstrar a aplicação da RV no âmbito da operação de mina, através da integração de bancos de dados em interface de RV e conexão a sensores para monitoramento para gestão otimizada de ativos minerários", afirma a GE21.
A área de RV da GE21 será gerenciada pelo especialista Msc. em Geoprocessamento e Realidade Virtual, Pablo Reinhardt, que contará com a equipe de programação, modelagem, simulação e geoprocessamento da GE21, além dos seus diretores Mario Conrado, Porfirio Cabaleiro e Bernardo Viana.
Notícias de Mineração Brasil