NOTÍCIAS

GEA e Sebrae estimulam empresas amapaenses a ingressarem na indústria do petróleo

14 de julho de 2014

A movimentação de grupos empresariais, que sondam o potencial amapaense para a possível exploração de petróleo, chamou a atenção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

A movimentação de grupos empresariais, que sondam o potencial amapaense para a possível exploração de petróleo, chamou a atenção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). A entidade manifestou a intenção de montar parceria com o Governo do Amapá (GEA) para garantir a participação de pequenas empresas na indústria do petróleo.

rn

GEA e Sebrae estudam parceria para estimular empresas amapaenses a ingressar na indústria do petróleoO assunto foi tratado em reunião ocorrida na manhã da última sexta-feira, 11, na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Na ocasião, o secretário José Reinaldo Picanço, juntamente com o gerente de Logística da Seicom, Raul Schenone, recepcionaram o consultor de Encadeamento Produtivo de Petróleo do Sebrae/RJ, Fernando Potsch, o superintendente do Sebrae/AP, João Carlos Alvarenga, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Alfeu Dantas Júnior e o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae/AP, Waldeir Ribeiro.

rn

Segundo Alfeu Dantas, por ser uma instituição responsável por fomentar a participação do micro e pequeno empresário em diversos setores do mercado, o Sebrae também está atento à movimentação que o Amapá tem vivido nos últimos anos. E, por esse motivo, trouxe ao Estado o consultor de Encadeamento Produtivo de Petróleo do Sebrae/RJ, Fernando Potsch, para falar do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela entidade em 15 estados da federação com esse foco.

rn

Antes de ouvir a proposta de parceria do Sebrae, o secretário José Reinaldo Picanço, apresentou o cenário das perspectivas de desenvolvimento do Amapá com atrativo de empresas que já se instalaram e as que estão consolidando os seus negócios no Estado. Também falou da intenção do governo em fomentar a pesquisa, ciência e tecnologia nessa área, envolvendo diversas instituições, como universidades e institutos de pesquisa do Amapá.

rn

Encadeamento Produtivo

rn

Fernando Potsch, consultor de Encadeamento Produtivo de Petróleo do Sebrae/RJPotsch, por sua vez, antes de explanar o projeto do Sebrae, disse que ficou impressionado com a repercussão do Seminário Logística e Offshore promovido pelo GEA, no mês de maio deste ano, em Macapá. “É de fundamental importância que o Estado do Amapá se antecipe, como já vem fazendo, para se tornar uma base logística para a exploração de petróleo”, comentou o consultor do Sebrae/RJ, que não participou do evento, mas disse ter ouvido falar muito bem da iniciativa.

rn

Foi nesse contexto que Fernando Potsch falou do Encadeamento Produtivo, projeto voltado para os relacionamentos cooperativos de longo prazo, que se estabelecem entre grandes companhias e pequenas empresas.

rn

“Esta cooperação tem como objetivo adequar as pequenas aos requisitos das grandes. E, desta forma, facilitar o fechamento de negócios entre elas, melhorando a competitividade da cadeia de valor como um todo”, explicou.

rn

A exemplo da parceria já consolidada entre o Governo do Amapá, através da Seicom, e o Sebrae/AP com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (que consiste no incentivo à participação de empresas locais na venda de produtos e serviços prestados aos grandes projetos implantados no Estado), o secretário José Reinaldo Picanço, colocou novamente o GEA à disposição para firmar novas parcerias na área de logística e offshore.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Amapá

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS

Desenvolvimento de Normas Internacionais da ISO em debate

12 de novembro de 2018

Produtores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…

LEIA MAIS