NOTÍCIAS

Geosol prioriza mercado de serviços após venda de fatia na CBB

9 de julho de 2015

A Geosol Participações (Geopar) informou, nesta quarta-feira (8), que vai se dedicar a novas oportunidades no mercado de serviços de exploração mineral, após a venda dos 50% da participação que

A Geosol Participações (Geopar) informou, nesta quarta-feira (8), que vai se dedicar a novas oportunidades no mercado de serviços de exploração mineral, após a venda dos 50% da participação que detinha na Companhia Brasileira de Bentonita (CBB) para a suíça Clariant. Segundo a empresa, o objetivo agora é diversificar as áreas de participação das companhias que integram o grupo.

 “Durante os anos em que a Geopar manteve a joint venture com a Clariant, este empreendimento foi bem conduzido pelos dirigentes e sempre manteve uma boa sinergia entres as sócias. A sociedade das empresas serviu para investir e focar no desenvolvimento de produtos e no mercado brasileiro de Bentonita, tornado-se em cinco anos, um dos players locais na produção, beneficiamento, ativação e comercialização de argilas betonísticas”, disse a Geopar, em comunicado à imprensa hoje.

A Clariant concluiu, na semana passada, a aquisição dos 50% restantes da CBB, que pertenciam à Geosol. A Clariant já era dona da outra metade das quotas da empresa, que opera uma mina de bentonita em Vitória da Conquista (BA). Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados.

Em 2004, a Geosol – Geologia e Sondagens iniciou os trabalhos junto à CBB, tendo aberto a mina de bentonita e investindo conjuntamente em infraestrutura. Dessa forma, a CBB tornou-se, em 2007, o mais moderno parque industrial de bentonita sódica ativada da América Latina, com capacidade de produção anual de 200 mil toneladas. As vendas do produto tiveram início em 2008.

Em 2009, com o intuito de aportar novas tecnologias e produtos, a empresa firmou uma joint venture com a alemã Sud Chiemie, que foi adquirida pela Clariant em 2011, que, por sua vez, se tornou a nova sócia da Geopar no negócio.

A Clariant possui 11 direitos minerários no Brasil, sendo duas concessões de lavra para argila em São Paulo. A empresa ainda detém processos para manganês e rocha betuminosa nos Estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, segundo dados do Jazida.com.

A CBB também possui 11 direitos, sendo uma concessão de lavra de argila na Bahia. A companhia possui ainda processos para manganês, todos também na Bahia.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra. 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Os desafios e tendências na gestão de barragens de rejeito serão debatidas em fórum organizado pelo IBRAM em julho

12 de junho de 2023

O setor mineral brasileiro estará reunido nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

8 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS