NOTÍCIAS

Geovariances apresenta novo software de modelagem geoestatística

8 de maio de 2015

Um seleto grupo de usuários do novo software de estimativa de recursos minerais Minestis, da Geovariances, tiveram acesso exclusivo às suas características inovadoras de modelagem de domínio e de avaliação de

Um seleto grupo de usuários do novo software de estimativa de recursos minerais Minestis, da Geovariances, tiveram acesso exclusivo às suas características inovadoras de modelagem de domínio e de avaliação de incerteza implícitos. Os demais vão ter que esperar até o próximo ano para experimentar aquele que é considerado o estado da arte de modelagem geoestatística para mineração.

rn

No Brasil, o software Minestis foi lançado oficialmente no dia 24 de abril em um evento em Belo Horizonte (MG). A Geovariances tem, na capital de Minas Gerais, desde outubro do ano passado, um gerente de desenvolvimento de negócios, o geólogo Gustavo Usera.

rn

Geovariances diz que modelagem de domínio implícita é feita diretamente a partir dos dados de sondagem e avaliação da incerteza sobre os envelopes de domínio, tipo de indicador formado por duas médias móveis, uma característica que a desenvolvedora afirma ser única entre os pacotes de mineração.

rn

Mas a versão inicial do produto também oferece um fluxo de trabalho de fácil e rápida utilização para a estimativa de domínio e modelagem de recursos minerais, mesmo para “não-especialistas em geoestatística”.

rn

“A força do Minestis é que ele gere a estimativa dos domínios geológicos e modelos de blocos de uma forma coerente, garantindo assim a qualidade das estimativas resultantes”, disse o diretor de Tecnologia Nicolas Jeannee.

rn

O gerente de Desenvolvimento de Software, François Geffroy, disse que Minestis apresenta aos usuários cavas prontas ou superfícies geológicas e verifica quais domínios geológicos são coerentes entre si. O processo de estimativa do programa, baseado em conceitos de geoestatística, dá ao usuário acesso aos “únicos parâmetros que precisam controlar através de interface inteligente de usuário”, facilitando a geração rápida de números de recursos recuperáveis para a classificação de recursos.

rn

Os primeiros usuários relataram que o Minestis é “rápido e visual”.

rn

“Minestis […] faz com que as técnicas avançadas de avaliação de recursos, como simulações condicionais ou condicionamento uniforme, sejam fáceis de implementar por não-especialistas em geoestatística. Isso significa que os usuários dispõem de todos os ativos necessários para obter os números de recursos esperados pela empresa”, disse Jeannee.

rn

Para se obter funcionalidades avançadas opcionais, o Minestis pode ser complementado pelo Isatis através de um link dedicado. A Geovariances diz que a modelagem implícita de domínio feita diretamente a partir de dados de sondagem estará disponível para o mercado a partir de 2016. Com informações do Mining Journal, publicação do mesmo grupo que o NMB.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

Setor mineral está no caminho certo ao aprimorar relacionamento com comunidades

13 de outubro de 2020

O setor mineral está no caminho certo ao aprimorar seu relacionamento com as comunidades. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente…

LEIA MAIS