NOTÍCIAS

Gerdau amplia parceria com o Museu do Oratório

11 de dezembro de 2013

A Gerdau e o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, fundado e presidido pela empresária Angela Gutierrez, formalizaram no dia 6 de dezembro, a ampliação de sua parceria. A partir da iniciativa, serão realizadas a&cced

A Gerdau e o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, fundado e presidido pela empresária Angela Gutierrez, formalizaram no dia 6 de dezembro, a ampliação de sua parceria. A partir da iniciativa, serão realizadas ações de manutenção do Museu do Oratório.

rn

O Coral Canto Crescente será outro projeto apoiado pela empresa para proporcionar o desenvolvimento de ações de iniciação musical para crianças e adolescentes em situação de risco social, além de atenção ao Adro da Igreja do Carmo, onde está localizado o Museu do Oratório.

rn

O investimento também será realizado no Museu de Artes e Ofícios, e irá beneficiar o projeto Valor Social, que visa a formação de jovens no ofício da conservação e restauração.

rn

A cerimônia reuniu autoridades e a comunidade na Igreja do Carmo e contou com a apresentação do Coral Canto Crescente. Para a idealizadora do Museu e entusiasta do Coral, Angela Gutierrez, a ampliação dessa parceria é muito bem-vinda.

rn

“Nossas crianças e adolescentes da rede pública precisam de carinho e atenção e a entrada da Gerdau veio somar e dar mais força para crescer o Coral Canto Crescente”, disse.

rn

Segundo o diretor de Engenharia da Gerdau Mining Américas, Daniel Mesquita, o Museu do Oratório está em sintonia com que a Gerdau pretende incentivar. “Os grandes investimentos da Gerdau estão em Minas Gerais, somando ¼ do que a empresa investe no mundo todo, nas áreas de Siderurgia e Mineração, além do investimento social e cultural”, afirmou.

rn

O evento contou ainda com a presença de autoridades locais como o vice-prefeito de Ouro Preto, Chiquinho Xavier, o secretário de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, o secretário de Turismo, Jarbas Avelar, dentre outros.

rn

A ampliação da parceria tem o objetivo de garantir a conservação e manutenção do acervo dos espaços, bem como proporcionar diversas iniciativas voltadas à cultura e preservação do patrimônio do Estado.

rn

A iniciativa é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia, e reforça o compromisso da empresa de preservar o patrimônio cultural das regiões em que atua.

rn

Conheça mais sobre os projetos:

rn

Coral Canto Crescente

rn

É uma iniciativa sociocultural do ICFG / Museu do Oratório que objetiva promover, gratuitamente, a formação musical de 70 crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino de Ouro Preto, com idades entre 7 e 14 anos.

rn

O Coral, que busca associar a música à elementos cênicos, indo além da postura tradicional dos coros, é uma forma de dar continuidade às estratégias de aproximação do Museu do Oratório com a sociedade ouro-pretana, de modo a favorecer positivamente o compromisso com a democratização do acesso à cultura. Além disso, é uma alternativa para diminuir a carência de educação musical na rede escolar do município, incentivando a formação na área e favorecendo o desenvolvimento cultural de adolescentes de Ouro Preto.

rn

O projeto conta com participantes moradores de Ouro Preto da rede pública de ensino. A equipe técnica do projeto é formada por músicos de grande reconhecimento no mercado musical nacional. Desde agosto de 2012, são realizadas aulas e ensaios para os alunos às quintas-feiras, com turmas de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos.

rn

Sobre o Instituto Cultural Flávio Gutierrez

rn

Criado em 1998, o ICFG é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos, tais como o Museu do Oratório, em Ouro Preto, e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

rn

Além disso, o ICFG coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais. O nome do Instituto é uma homenagem ao empresário Flávio Gutierrez e revela o compromisso de Angela Gutierrez com a continuidade do trabalho desenvolvido por seu pai como colecionador e incentivador das artes e da cultura brasileira.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Tribuna Livre

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub celebra 4 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral

26 de janeiro de 2023

O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti disponibiliza vagas para jovens

1 de outubro de 2020

Inscrições no Programa Mining Experience devem ser feitas on-line e os selecionados começam a trabalhar ainda neste ano A AngloGold Ashanti está…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS