O processo de seleção de startups para o FIEMG Lab 4.0 já começou. O programa de aceleração e inovação de startups com modelo de negócio B2B, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), está com inscrições abertas até o dia 15 de março (sexta-feira). A Gerdau é uma das empresas madrinhas da iniciativa e abrirá suas portas para o desenvolvimento de projetos que agreguem valor ao seu negócio e tragam soluções eficazes para a indústria.
A empresa participa do processo de aceleração do FIEMG Lab por meio da Usina de Ouro Branco e da Gerdau Florestal. Os executivos das unidades foram os responsáveis por analisar e selecionar os temas de interesse, que serão lançados como desafios para as startups. “Nós acreditamos na capacidade inventiva dos jovens empresários e transformamos o FIEMG Lab em uma de nossas plataformas oficiais de inovação aberta. Levantamos em nossas unidades os principais desafios enfrentados e estamos engajados em oferecer todo o suporte necessário na jornada evolutiva dos selecionados pelo programa”, afirma Hermenio Gonçalves, diretor executivo da usina da Gerdau Ouro Branco. Além de disponibilizar todo o know-how e estrutura para realização de testes industriais, a empresa aportou recursos financeiros em fundos administrados pelo programa.
Como funcionará o programa
A jornada de aceleração do FIEMG Lab 4.0 iniciará com a participação de 50 startups e terá duração de 12 meses, divididas em 3 fases: análise, desenvolvimento e implantação. A metodologia será flexível e focará na evolução dos aspectos tecnológicos e de negócios de acordo com o estágio de desenvolvimento das startups.
Para ser selecionada, a startup precisa ter um modelo de negócios B2B (business to business) com solução focada na indústria, seja na área de produção ou na área corporativa. Além dos recursos financeiros e da aceleração, o programa oferece acesso a seu espaço de coworking e a ambiente de prototipagem digital – localizados em Belo Horizonte/MG -, conexões de mercado e mentorias com profissionais experientes da indústria. A rotina do FIEMG Lab 4.0 permitirá que startups de outras cidades/estados/países também participem e se beneficiem do programa.
Os interessados em participar do FIEMG Lab 4.0 devem se inscrever pelo site: http://www.fiemglab.com.br. A lista dos selecionados será divulgada nos canais oficiais do programa.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Serviço
Programa FIEMG Lab 4.0
Inscrições: até 15/03
Edital e inscrições: http://www.fiemglab.com.br
Descarbonização é tema de workshop organizado pela Sede, Fiemg e Governo Britânico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de…
LEIA MAISO Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…
LEIA MAISEsta é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais relacionados à mineração mostrarem seus conhecimentos para a indústria da mineração:…
LEIA MAIS