NOTÍCIAS

Gigantes do minério de ferro batem recorde de produção

30 de julho de 2014

Os últimos relatórios de produção de BHP Billiton, Rio Tinto e Vale mostram que as três maiores mineradoras de minério de ferro do mundo pretendem garantir o domínio do mercado aumentando a produ&ccedil

Os últimos relatórios de produção de BHP Billiton, Rio Tinto e Vale mostram que as três maiores mineradoras de minério de ferro do mundo pretendem garantir o domínio do mercado aumentando a produção da commodity. As três empresas procuram controlar cada vez mais a demanda global, pelo fato de suportarem preços mais baixos do minério de ferro porque possuem minas com menores custos de produção.

rn

A BHP Billiton registrou um recorde de 225 milhões de toneladas de minério de ferro produzidas no último ano fiscal, encerrado em junho, batendo sua própria previsão em 4%. Em seu último relatório de produção trimestral, a mineradora australiana afirmou que espera aumentar a produção ainda mais, chegando a 245 milhões de toneladas no ano financeiro que termina em junho de 2015.

rn

A Rio Tinto produziu 75,7 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre de 2014, um aumento de 23% na comparação com o mesmo período do ano passado. A previsão para a produção total em 2014 também é maior, podendo atingir 295 milhões de toneladas. O valor representa um aumento de 11% em relação às 266 milhões de toneladas produzidas em 2013.

rn

A Vale também teve produção recorde de abril a junho deste ano, chegando a 79,45 milhões de toneladas de minério de ferro produzidas durante o período, uma alta de 12,6%. A mineradora pretende aumentar sua produção de 306 milhões de toneladas, em 2013, para 450 milhões de toneladas até 2018.

rn

Para permanecerem em uma posição privilegiada no mercado, BHP, Vale e Rio Tinto dependem indiretamente da evolução da China, que compra cerca de dois terços do minério de ferro transoceânico global. As três grandes mineradoras esperam que o menor preço do minério de ferro elimine a produção doméstica chinesa.

rn

De acordo com o National Bureau of Statistics, a produção de minério de ferro na China foi de 139,3 milhões de toneladas em junho, um aumento de 7,3% em relação ao mês de maio. No primeiro semestre, o país asiático produziu 710,6 milhões de toneladas, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

rn

O que não consta nos números oficiais é o teor do minério de ferro chinês, que está próximo dos 20% de ferro, valor bem abaixo do padrão global de cerca de 62% Fe.

rn

A atual situação do mercado sugere que os preços do minério de ferro encontrarão dificuldades para voltar aos patamares de mais de US$ 100 por tonelada. Os preços acima desse valor iriam trazer a produção doméstica chinesa de volta ao mercado, e incentivar pequenas mineradoras em outros países. As informações são da Reuters. 

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ESG, geopolítica e mudanças climáticas lideram top 10 de oportunidades e riscos para o setor de mineração e metais no Brasil

12 de junho de 2023

Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS