NOTÍCIAS

Glencore busca mulheres para formar seu conselho

21 de maio de 2014

A Glencore pretende indicar uma mulher para integrar seu conselho de administração no fim do ano, segundo o presidente do conselho, Tony Hayward. A Glencore é a única empresa cujas ações estão entre as

A Glencore pretende indicar uma mulher para integrar seu conselho de administração no fim do ano, segundo o presidente do conselho, Tony Hayward. A Glencore é a única empresa cujas ações estão entre as mais prestigiadas do Reino Unido a não ter uma mulher em seu conselho, numa época em que a representação feminina torna-se questão cada vez mais sensível politicamente.

rn

O Reino Unido determinou como meta uma participação feminina de 25% nos conselhos das empresas integrantes do índice FTSE 100, referencial do mercado acionário britânico.

rn

No início da terceira assembleia anual da Glencore desde sua abertura de capital, em 2011, Hayward disse ser uma “importante prioridade” indicar uma diretora “antes do fim do ano”.

rn

Antes do encontro de ontem, a Aviva Investors informou que não aprovaria o balanço anual e as contas da Glencore porque era a única empresa do FTSE 100 com um conselho inteiramente masculino. A postura da Aviva foi apoiada pelo Local Authority Pension Fund Forum, que representa 60 fundos de pensões públicos do Reino Unido. O órgão aconselhou seus membros a votar contra a reeleição de Hayward como presidente do conselho, atribuindo-lhe certa responsabilidade pela falta de avanços nesse sentido.

rn

No evento, Hayward, indicado como presidente permanente do conselho da Glencore, foi reeleito por acionistas detentores de 94% do capital, enquanto os demais tiveram pelo menos 98%. O ex-executivo-chefe da BP, hoje executivo-chefe da Genel Energy, recebeu mais de 8 bilhões de votos, enquanto mais 920 milhões de votos foram contrários ou não válidos.

rn

O papel das mulheres na mineração é alvo de atenção especial, porque o setor está atrás de todos os outros em representação feminina em cargos importantes. Cynthia Carroll, primeira mulher a comandar um dos maiores grupos mineradores do mundo, renunciou como executiva-chefe da Anglo American no início de 2014.

rn

A Glencore informa que vem trabalhando para encontrar as candidatas apropriadas. A mineradora procurou Alison Watkins, ex-executiva-chefe da comercializadora de grãos Graincorp, a juntar-se a seu conselho neste ano. Watkins, no entanto, hoje executiva-chefe da Coca-Cola Amatil, não pôde assumir a responsabilidade.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS

Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS