NOTÍCIAS

Goiás lidera produção de níquel

16 de abril de 2014

Estado concentra 82% da produção nacional e tem 74% das reservas brasileiras, que são exploradas pelas empresas Anglo American e Votorantim Metais.rnGoiás já é referência mundial na produç&atilde

Estado concentra 82% da produção nacional e tem 74% das reservas brasileiras, que são exploradas pelas empresas Anglo American e Votorantim Metais.

rn

Goiás já é referência mundial na produção de níquel, graças à presença de gigantes do setor, como as mineradoras Anglo American e Votorantim Metais. O ferroníquel foi o minério mais exportado por Goiás em 2013: US$ 519 milhões. Cerca de 65% do níquel disponível no mercado é usado na fabricação de aço inoxidável, além de ter aplicação nas indústrias aeronáutica, de produtos médicos e odontológicos, alimentícia, química e de higiene. Goiás é o maior produtor de níquel do País, com 82% da produção nacional, e detém 74% das reservas brasileiras.

rn

A Anglo American tem duas unidades de produção de níquel no Estado: a Codemin, em Niquelândia, e o Projeto Barro Alto, no município de mesmo nome. O presidente dos Negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos da Anglo American, Ruben Fernandes, informa que Barro Alto e Niquelândia têm capacidade para produzir 40 mil toneladas de níquel contido em ferroníquel. A maior parte, cerca de 30 mil toneladas, saem de Barro Alto, que começou a operar em 2011. A unidade recebeu US$ 1,9 bilhão em investimentos.

rn

A Codemin, em atividade desde 1982, tem uma mina menor e utiliza parte do minério extraído em Barro Alto. A empresa gera 560 empregos em Niquelândia, enquanto outros 800 postos de trabalho foram abertos em Barro Alto, o que trouxe grande desenvolvimento ao município.

rn

A China é o maior comprador do níquel extraído em Goiás, mas lembra que no Brasil também há um mercado importante para a indústria de aço inoxidável. “Sempre tivemos muito apoio do Estado de Goiás, que tem uma forte vocação para a mineração”, frisa.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Jornal O Popular

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS