NOTÍCIAS

Goiás tem dois projetos com apoio da Adimb

25 de julho de 2014

A Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb) está retomando o processo de desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa, onde irá colaborar com a participaç&atil

A Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb) está retomando o processo de desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa, onde irá colaborar com a participação de profissionais qualificados, membros da área acadêmica ou consultores, para o incremento da exploração mineral no Brasil.

rn

 

rn

A entidade vai propor a execução de projetos centrados na integração de dados aerogeofísicos, geológicos e geoquímicos que permitam a definição rápida de áreas potenciais para prospecção mineral. Através de dados e conhecimento científico e tecnológico já disponíveis, a Adimb coordenará trabalho de integração visando a geração de áreas-alvo voltadas para a exploração mineral.

rn

 

rn

O estado de Goiás será o primeiro a receber essa colaboração. Potencial mineral, conjunto de dados geocientíficos disponíveis atualizados e a custo mínimo levaram a opção por este Estado.

rn

 

rn

Iniciativas futuras deverão contemplar outras regiões do país. O primeiro projeto “Integração de dados Geofísicos, Geológicos e Geoquímicos em apoio á Exploração Mineral : O Caso de Goiás” tem como meta a integração de dados geocientíficos diversos disponíveis para definir alvos potenciais para a exploração de bens minerais. A ênfase deste projeto está centrada no realce de áreas de ocorrência de rochas máficas e ultramáficas visando depósitos minerais vinculados a este tipo de ambiente geológico.

rn

 

rn

Já o segundo projeto, denominado “Radiolementos e Mineralizações Associadas”, tem como foco a utilização de dados aéreos de espectrometria gama para identificar áreas de concentrações diferenciadas de radioelementos. O Governo do Estado de Goiás, através do Gabinete de Gestão Mineral, demonstrou interesse no desenvolvimento dos referidos projetos e se dispõe a cobrir 50% dos custos de execução dos mesmos. Adicionalmente, foi indicado que o Governo Estadual procurará colaborar com empreendimentos minerais resultantes deste esforço de pesquisa.

rn

 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

Gestão sustentável da água é tema do PodMinerar

29 de junho de 2023

A gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS