NOTÍCIAS

Governo Capixaba busca parceria em Minas Gerais

12 de dezembro de 2012

rnOs governos de Minas Gerais e do Espírito Santo podem firmar parceria no projeto de implantação de uma nova logística de infraestrutura ferroviária no Norte do Estado. Minas aguarda a finalização dos

rn

Os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo podem firmar parceria no projeto de implantação de uma nova logística de infraestrutura ferroviária no Norte do Estado. Minas aguarda a finalização dos estudos de viabilidade técnica sobre a construção de ferrovia que ampliará o escoamento de produtos daquela região, incluindo minério de ferro e outras commodities produzidas na região. Já o estado vizinho, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Dorothea Werneck, teria interesse em construir um porto para o embarque da produção mineira.

rn

“Eles nos procuraram com a ideia de levarmos a ferrovia até o porto que eles farão”, afirmou a secretária durante a coletiva de divulgação dos resultados de 2012 realizada na última segunda-feira.

rn

As conversas ainda estão no início, segundo o subsecretário de Investimentos Estratégicos, Luiz Antonio Athayde. “Estamos focados no estudo, que até março de 2013 deverá nos dar subsídios para sabermos de fato a capacidade de escoamento da região”, disse.

rn

Em agosto, o Estado assinou um contrato com o consórcio DB International GmbH, que ficou responsável pela realização de estudos de viabilidade econômica e o desenvolvimento da nova logística de infraestrutura ferroviária na região do grande Norte do Estado.

rn

O projeto abrange as regiões Noroeste e Norte e dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Além dos estudos da viabilidade socioeconômica para implantação de uma nova ferrovia, o levantamento poderá apontar, ainda, retificações de traçados para promover o uso mais intenso do transporte ferroviário.

rn

Orçado em R$ 2,1 milhões, o levantamento está sendo financiado pelo Banco Mundial (Bird). O prazo previsto para a conclusão dos levantamentos é de dez meses, contados a partir da data assinatura do contrato. O consórcio contratado é formado pela empresa alemã DB International GmBh e as brasileiras Setepla Tecnometal Engenharia Ltda e Geotec Consultoria Ambiental Ltda. Conforme Athayde, a concretização do projeto será de fundamental importância para o desenvolvimento, não somente daquela região, mas de todo o Estado.

rn

 
Athayde: estamos focados no estudo, que até março deverá nos dar subsídios
Mineroduto – Além dessa ferrovia, o Norte do Estado também será contemplado com a construção do mineroduto que integra o projeto Vale do Rio Pardo, da Sul Americana de Metais S/A (SAM). As obras do complexo minerário, que compreende o duto, abertura de mina e uma usina de concentração, no Norte de Minas, deverão ser iniciadas em 2014.

rn

O projeto compreende a mina e uma usina de concentração no norte-mineiro, além de um mineroduto de 482 quilômetros entre Grão Mogol e Ilhéus. O duto irá atravessar 21 municípios em Minas Gerais e na Bahia e consumirá aportes de R$ 810 milhões.

rn

O transporte do minério será feito entre a mina, localizada nos municípios de Grão Mogol e Padre Carvalho, e o Porto Sul, em Ilhéus (BA).

rn

O empreendimento está em fase de licenciamento ambiental e estudos. A empresa já requereu junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis a licença prévia (LP) e já apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima). As audiências públicas serão realizadas em janeiro.

rn

A previsão é que o licenciamento seja concedido em meados de 2013. O próximo passo será a obtenção da licença de instalação (LI), que deverá ser concedida no segundo semestre de 2013. O início das obras deve ocorrer em 2014, com startprevisto para o segundo semestre de 2015. O complexo terá capacidade de produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro anuais.

rn

 

Fonte: Diário do Comércio

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS