NOTÍCIAS

Governo confirma chegada de mineradora em Sergipe

4 de julho de 2014

No Brasil, presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especializada em minerais não-metálicos, a Mineração Jundu é associada ao grupo de origem francesa Saint-Gobain

rn

No Brasil, presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especializada em minerais não-metálicos, a Mineração Jundu é associada ao grupo de origem francesa Saint-Gobain – indústria vidreira já implantada em Sergipe, hoje controlada pelo grupo Belga SCR-SIBELCO – e produz areias-base, areias especiais, sílica moída, areias cobertas para o processo Shell molding, calcário e dolomita. A intenção da indústria em Sergipe é fornecer matéria prima para a Saint- Gobain no estado e, futuramente, para outros estados do Nordeste.

rn

O investimento inicial do projeto é de R$15 milhões, com previsão de instalação da fábrica para o início de julho de 2015. Durante a apresentação, a empresa demonstrou interesse em ampliar os negócios em Sergipe. “De início usaremos matéria prima da Bahia, mas em 2016 esperamos usar matéria prima daqui”. São 70 pessoas trabalhando na obra, 30 pessoas trabalhando na primeira fase e quarenta pessoas trabalhando na segunda fase. Para trabalhar na empresa, nós buscamos mão de obra local, que receberá o treinamento em São Paulo”, disse o Gerente de EHS da empresa, Ricardo Franzin.

rn

A empresa também apresentou a preocupação em relação ao meio ambiente. “A água será utilizada em circuito fechado, aproveitando os declives do terreno e estão sendo tomados os cuidados com a geração de poeira. Trabalhamos com isso há 20 anos e nunca tivemos casos de problemas de saúde ligados à nossa indústria. Achamos que aqui, a solução é um chuveiro para evitar a flotação”, complementou Ricardo Franzin.

rn

Segundo o secretário Saumíneo Nascimento, esta é uma pauta acompanhada pelo governador Jackson Barreto e disponibiliza a Sedetec como ponte da relação entre a empresa e o Estado de Sergipe. “A chegada da Jundu é uma ampliação de oferta para a sociedade. No aspecto interno, estamos à disposição, bem como outros órgãos do Estado. Nosso interesse é que sejam bem acolhidos”, conclui.

rn

A reunião também contou com a presença do secretário municipal da Indústria e Comércio de Estância, Martinho Barreto, além dos representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) Johelino Magalhães, diretor de recursos minerais; Elivaldo Silva Simões, diretor administrativo e financeiro; e João Lima, diretor de industrialização. De acordo com a apresentação da Jundu, o projeto está avançado em relação à prefeitura de Estância e a reunião seria uma forma de apresentar à Sedetec as pessoas envolvidas e o projeto em si.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Jornal da Cidade

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS