NOTÍCIAS

Governo discute regra de tributação no exterior, diz Vale

1 de março de 2013

rnO presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta quinta-feira que o governo brasileiro está discutindo a legislação que trata de critérios para a cobrança futura de impostos sobre lucros de empresas no exterio

rn

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta quinta-feira que o governo brasileiro está discutindo a legislação que trata de critérios para a cobrança futura de impostos sobre lucros de empresas no exterior, um tema crucial para as finanças da mineradora e de outras multinacionais do Brasil.

A empresas com subsidiárias no exterior, que alegam sofrer bitributação por conta da norma atual, querem mudar as regras e contestam na Justiça uma medida provisória sobre o assunto.

rn

A cobrança de impostos sobre o lucro de subsidiárias e coligadas no exterior é alvo de processos bilionários na Justiça entre companhias e a Fazenda, e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser tomada neste primeiro semestre, disse também nesta terça-feira o presidente da corte, Joaquim Barbosa.

rn

“É um assunto que no nosso entender está muito próximo de entrar no plenário para uma decisão… Isso não impede –e é o que está acontecendo neste momento– de haver uma discussão das autoridades governamentais da legislação que deverá ser aplicada daqui para frente”, afirmou o presidente da Vale durante teleconferência com analistas de mercado.

rn

Segundo ele, muitas empresas importantes do Brasil passam pela mesma situação da mineradora, e algo precisa ser feito.

rn

O governo chegou a publicar no ano passado regras para preços de transferência para operações de importação e exportação, o que pode estabelecer parâmetros e dá transparência para taxações.

rn

“Acho que já foi feito grande passo com preço de transferência, há muito mais claridade hoje do que se tinha no passado, através do documento que foi emitido no final de 2012”, disse Ferreira.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Exame

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS