NOTÍCIAS

Governo garante nova usina de calcário

4 de dezembro de 2012

rnA ordem de serviço para construção da Usina de Calcário em Pimenta Bueno, que produzirá cerca de 400 mil toneladas de insumo por ano, foi assinada pelo governador Confúcio Moura (PMDB) na última sext

rn

A ordem de serviço para construção da Usina de Calcário em Pimenta Bueno, que produzirá cerca de 400 mil toneladas de insumo por ano, foi assinada pelo governador Confúcio Moura (PMDB) na última sexta-feira. A medida vai fomentar a produção agrícola no Estado, baratear os custos para os produtores locais e fomentando o desenvolvimento agrícola.

rn

“Esta empresa de calcário estava falida, nós a recuperamos e iremos explorar outros minérios como o ouro, diamante e cassiterita através da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR). Com esta usina e a próxima que pretendemos investir, serão 800 mil toneladas produzidas por ano. Esses insumos tornarão Rondônia um Estado produtor de comida para o mundo, pois teremos condições de dobrar nossa riqueza de produção. Sabemos que não podemos mais desmatar, por isso devemos investir em tecnologias que aumentem a produtividade e qualidade dos alimentos”, afirmou Confúcio Moura.

rn

Vista como prioridade no Governo da Cooperação, a usina criada durante o governo de Jorge Teixeira completou 30 anos de atividade. Atualmente, sua produção, devido ao maquinário defasado, é de cerca de 20 mil toneladas. “O nosso desafio é que essa empresa além de existir, deva se autossustentar, teremos a arrecadação de impostos e beneficiaremos ainda os produtores de toda a região. Quero agradecer a Assembleia Legislativa, que foi de fundamental importância para a implantação deste projeto, aprovando o encaminhamento do executivo em um tempo hábil. Todo o trabalho fluiu e não tivemos nenhum problema com o Ministério Publico e com o Tribunal de Contas”, disse o presidente da Companhia Mineradora de Rondônia, Moisés Góes.

rn

A previsão é que a nova usina produza calcário de 86,3 PNC de qualidade, insumo compatível ao produzido no Estado vizinho, Mato Grosso, considerado de ótima qualidade. Com os novos maquinários existe a perspectiva de que este índice de qualidade possa melhorar ainda mais.

rn

De acordo com o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e presidente da Associação de Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani, o calcário é o principal insumo para a recuperação de pastagens e áreas de agricultura. No Cone Sul, os produtores estão trazendo calcário de Cárceres e com a exploração da jazida em Pimenta Bueno, o frete que custa hoje R$ 100 a tonelada, irá cair para R$ 40. Além do valor do frete, parcerias com prefeituras viabilizarão o acesso para os agricultores familiares, base da produção e fundamento da economia do estado. “Parabenizo o governador pelo excelente trabalho, assim como o diretor do DER que vem mostrando serviço e facilitando a vida dos agricultores no escoamento da produção”.

rn

 

Fonte: Diário da Amazônia

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor mineral tem incremento positivo em quase todos os indicadores no 3º trimestre

21 de outubro de 2020

O desempenho da indústria mineral no 3º trimestre aponta para a melhoria em diversos indicadores, como atração de novos investimentos;…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2020 traz programação diversificada e 100% gratuita

13 de outubro de 2020

A programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020 – Belém) apresenta uma diversidade de temas relacionados ao setor mineral…

LEIA MAIS