O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação
O governo mineiro, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), realizou, no dia 18 de setembro, uma programação paralela àExposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) e o Congresso Brasileiro de Mineração, ambos sediados por Belo Horizonte na semana passada, no Expominas. O objetivo foi aproveitar a presença de empresas e investidores estrangeiros para prospectar novos negócios para o setor em Minas Gerais.
rn
As principais ações foram com representantes de companhias canadenses que expuseram produtos e serviços na EXPOSIBRAM. Também foi realizada reunião com executivos e técnicos da Alemanha e Nova Zelândia. Durante os encontros foram apresentadas características econômicas de Minas Gerais, para que os executivos conhecessem melhor o estado e possam considerá-lo como possível local de futuros investimentos.
rn
Na sexta-feira (18), o INDI organizou visitas guiadas a duas minas, a Capitão do Mato em Itabirito, pertencente a Vale, e o complexo Turmalina, pertencente a mineradora canadense Jaguar Mining, em Pitangui. Participaram representantes de algumas companhias multinacionais que participaram da EXPOSIBRAM, além de INDI.
rn
Durante visita guiada à mina Capitão do Mato, os participantes puderam conhecer detalhes sobre a logística e a produção da Vale em todo Brasil, além de receberem informações sobre o beneficiamento do minério de ferro no complexo de Itabirito. Representantes da companhia brasileira também mostraram as projeções de investimentos e produção da empresa até 2018.
rn
Em reunião realizada na quinta-feira (17), a diretora presidente do INDI, Cristiane Serpa, apresentou ao grupo de canadenses as potencialidades de Minas Gerais e as oportunidades de desenvolvimento econômico do estado. Ela mostrou detalhes dos serviços oferecidos pelo órgão ao empresariado, sem ônus.
rn
Durante o encontro, o diretor-geral da Canadian Association of Mining Equipment and Services for Export (Camese), Ryan McEachern, disse que gostaria de melhorar a atuação das empresas de mineração canadenses em Minas Gerais. “A intenção dos membros da associação é incrementar nossos negócios no país”, informou.
rn
EXPOSIBRAM
rn
A feira contou com cerca de 500 expositores, que ocuparam aproximadamente 15 mil metros quadrados no Expominas. A expectativa da organização é que cerca de 50 mil pessoas tenham comparecido à exposição. De acordo com os organizadores, esta é a maior feira de mineração da América Latina, realizada initerruptamente há 32 anos.
rn
Também foram realizadas diversas palestras e debates durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que abordaram temas como perspectivas dos negócios para as próximas décadas no segmento de mineração, inovação e produtividade, panorama internacional do mercado de commodities, entre outros.
rn
Mineração
rn
As indústrias extrativas e de transformação mineral totalizam, juntas, 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O estado é o maior produtor mineral do Brasil, sendo responsável por toda produção nacional de alguns itens, como chumbo, lítio e zinco. Minas Gerais é também o maior produtor nacional de prata, nióbio, grafita, minério de ferro, ouro e diamante.
rn
rn
Fonte: Ascom SEDE
Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…
LEIA MAISO diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…
LEIA MAISA Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…
LEIA MAIS