SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo report
SÃO PAULO – Depois de enfrentar uma intensa discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, o governo também deverá enfim mudar as regras no setor de mineração. Segundo reportagem da Carta Capital desta semana, o plano é editar uma medida provisória até março, após quatro anos de atraso.
A reportagem não diz de onde conseguiu as informações. O InfoMoney entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia para confirmar o plano de editar a MP até março, mas até a publicação desta reportagem ainda não obteve um retorno.
Tal qual aconteceu no setor petrolífero, a intenção é repassar os recursos principalmente para a educação, completa a reportagem.
Apesar de ainda não ter definido as alíquotas, a intenção do governo é pelo menos triplicar a cobrança dos royalties do setor, como já foi dito à Folha de S.Paulo, no começo do ano passado, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Como em 2012 o valor foi de R$ 1,8 bilhão, a nova legislação pode render pelo menos mais R$ 5,4 bilhões aos cofres públicos.
Um código contra a especulação
O atual código é defasado, principalmente por ser permissivo nas concessões de minas – gratuitas, são repassadas para o primeiro que as reinvidicarem e com validade vitalícia, o que favorece a especulação.
No novo código, o governo pretende endurecer as regras do jogo, como também já confirmou Lobão. A concessão das minas terá data de validade e serão leiloadas em licitações abertas somente a empresas ou a associações e cooperativas, assim como acontece no setor petrolífero.rn
rn
rn
Fonte: Infomoney
A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…
LEIA MAISRaul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…
LEIA MAISEvento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito. Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…
LEIA MAIS