A transição para uma economia global de baixa emissão de carbono impulsiona a demanda por minerais críticos essenciais à eletrificação do transporte e expansão de energias renováveis. O Brasil se destaca como um atrativo terreno para investimentos estrangeiros nesse contexto.
Para ajudar o país a aproveitar a janela de oportunidade aberta para o setor mineral pela transição energética e impulsionar as iniciativas de atração de investimentos, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresenta o “Guia para o Investidor Estrangeiro em Minerais Críticos para a Transição Energética no Brasil”.
O Guia oferece uma visão geral das características demográficas e territoriais brasileiras, bem como aspectos econômicos como PIB, taxas de juro, câmbio, reservas internacionais e investimentos. Destaca-se a dinâmica do ambiente de negócios e o arcabouço fiscal.
No material é abordado a infraestrutura nacional, abrangendo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, internet e energia, destacando a preponderância das fontes renováveis em nossa matriz elétrica. O MME também destaca o SIGMine, uma plataforma online desenvolvida pela Agência Nacional de Mineração, que oferece funcionalidades para consulta e análise de informações sobre a atividade minerária no Brasil. O Guia recomenda sua utilização para visualização, consulta, download de dados geoespaciais e sobreposição de mapas, promovendo transparência e apoio à sustentabilidade.
Também é explorado no material a participação do Brasil nas reservas e produção de minerais estratégicos, como lítio, níquel, cobre, alumínio, terras raras, grafita, cobalto, nióbio e manganês, revelando o potencial brasileiro para os investimentos estrangeiros.
O ministério detalha também o processo minerário, desde o requerimento de pesquisa mineral até a exploração e produção, proporcionando clareza sobre o ambiente regulatório e operacional.
O Guia não é apenas um compêndio de dados, mas uma ferramenta para explorar oportunidades sustentáveis em um setor crucial para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Acesse aqui o Guia para o Investidor Estrangeiro em Minerais Estratégicos
Fonte: MME
Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…
LEIA MAISHoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…
LEIA MAISOs painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…
LEIA MAIS