NOTÍCIAS

Há nove anos, Japiim gera emprego e renda para costureiras de Barcarena

28 de agosto de 2015

Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismornHá quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em

Projeto também oferece cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismo

rn

Há quatro anos, a costureira Andréia Góes, 38, viu sua vida transformada após entrar no projeto Japiim, desenvolvido em Barcarena pela Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio. Além de ser uma fonte de renda, ela afirma que a iniciativa mudou sua forma de pensar e de se relacionar com as pessoas. “Eu me sinto muito feliz com o projeto, que me dá a oportunidade de interagir com as pessoas, fazer cursos de capacitação e, ainda, gera renda para manter minha família. Se eu fosse resumir em uma palavra o que sinto, sem dúvida, é gratidão”, declara emocionada.

rn

Assim como Andréia, dezenas de pessoas comemoram o saldo positivo do Japiim, que completa nove anos de atuação, formando mães e mulheres do município de Barcarena e da ilha Arapiranga no ofício de costureira. Elas produzem os uniformes dos colaboradores da Alubar, e a empresa os compra. O projeto,que funciona na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município.

rn

A Alubar também investe na capacitação das integrantes do Japiim, com cursos de corte e costura industrial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

rn

“Hoje, as meninas já abraçaram o ofício e estão muito mais confiantes. É bom demais ver o quanto elas aprenderam ao longo desses anos. Algumas entraram e não sabiam sequer pregar um botão, hoje temos até Microempreendedoras Individuais (MEI)”, comemora Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

rn

O japiim é um pássaro da Amazônia que faz tudo de forma coletiva, desde os ninhos até criar os filhotes. A ave, inclusive, cuida dos filhotes de outras espécies que aparecem em seus ninhos. Márcia Campos avalia que o projeto vem amadurecendo, a cada ano, e como a própria essência do nome já diz é um trabalho que envolve cooperação e zelo.

rn

“Prova disso, é que o espaço do projeto é enfeitado com pássaros de miriti e os armários das costureiras são bem preservados e organizados, mostrando cuidado e disciplina. Vemos que houve um crescimento racional, emocional e profissional dessas mulheres”, afirma.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti aprimora frota de subsolo

14 de janeiro de 2019

Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…

LEIA MAIS

Mining Hub celebra 4 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral

26 de janeiro de 2023

O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…

LEIA MAIS

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS