Horizonte conclui aquisição de projeto de níquel da Glencore no Pará
5 de agosto de 2016
Segundo a mineradora, trata-se de um dos maiores projetos de níquel saprolítico em andamento no mundo
A Horizonte Minerals informou na quarta-feira (3) que finalizou a transferência, para uma de suas subsidiárias, dos dois últimos direitos minerários referentes ao projeto de níquel Araguaia, adquiridos da Glencore em setembro de 2015. Segundo a mineradora, trata-se de um dos maiores projetos de níquel saprolítico em andamento no mundo.
A mineradora britânica disse também, em comunicado ao mercado, está perto de concluir, neste trimestre, um novo estudo de pré-viabilidade para os dois projetos integrados, o Araguaia da Glencore (GAP), e o Araguaia que a Horizonte desenvolve desde 2010, em Conceição do Araguaia (PA).
Os processos foram transferidos pela Xstrata Brasil Exploração Mineral, subsidiária da Glencore. "Estou muito satisfeito em anunciar o fechamento da transação com a Glencore. A compra do projeto GAP e consolidação com o nosso projeto Araguaia existente cria um dos maiores projetos de níquel saprolítico do mundo", declarou o CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin.
O executivo disse que a mineradora está nos estágios finais para concluir o estudo de pré-viabilidade dos projetos combinados, com o objetivo de mostrar que Araguaia é um ativo que está na parte de baixo da curva de custo, alto teor de níquel e baixa intensidade de capital.
"Em resumo, nosso objetivo é desenvolver uma operação de ferroníquel com um dos menores custos e reembolso de capital rápido, oferecendo flexibilidade operacional para aumentar a produção de níquel no futuro. Após o estudo de pré-viabilidade [PFS, em inglês] , o próximo marco será o estudo de viabilidade completo [Feasibility Study, em inglês], que está programado para começar no fim do ano. Isso deve ocorrer em paralelo com a melhoria nos mercados globais de níquel, os preços têm aumentado nos últimos três meses após mínimas registradas no primeiro trimestre de 2016", disse Martin em nota.
Segundo a companhia, com a transferência dos direitos minerários pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para uma subsidiária integral da companhia, a Horizonte realizou a segunda e última operação de emissão de ações para a Xstrata do Brasil. Foram emitidas mais 50,72 milhões de papéis com um valor equivalente a US$ 1,34 milhão. Em setembro do ano passado, a Horizonte informou que o projeto Araguaia, da Glencore, foi adquirido por US$ 8 milhões.
Notícias de Mineração Brasil