NOTÍCIAS

Horizonte Minerals realiza audiência pública sobre projeto de níquel no Pará

23 de janeiro de 2015

A Horizonte Minerals, através de sua subsidiária Araguaia Níquel Mineração, vai realizar audiência pública sobre o projeto de níquel Araguaia, em Conceição do Araguaia (PA), no pr&o

A Horizonte Minerals, através de sua subsidiária Araguaia Níquel Mineração, vai realizar audiência pública sobre o projeto de níquel Araguaia, em Conceição do Araguaia (PA), no próximo dia 30. A audiência será coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

rn

O projeto está implantado a aproximadamente 200 quilômetros da BR-153, estrada federal que possibilita o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA). O modo rodoviário será o principal meio para o recebimento dos insumos e exportação de ferroníquel.

rn

A audiência, que será realizada na Associação Atlética Banco do Brasil de Conceição do Araguaia, terá a participação de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, autoridades federais, estaduais e municipais, órgãos públicos e privados, instituições governamentais e não governamentais e a população em geral. Todos os interessados podem participar e oferecer contribuições para o projeto.

rn

A Araguaia Níquel Mineração possui direitos minerários de sete depósitos de níquel laterítico, metal encontrado em solos alterados pela ação da chuva, com grandes concentrações de ferro e alumínio. Todos estão localizados cerca de 40 quilômetros ao Norte da área urbana de Conceição do Araguaia, próximos da divisa com o Estado do Tocantins.

rn

O níquel é um metal utilizado para a fabricação de aço inoxidável, liga metálica indispensável para a indústria alimentícia, química e petrolífera. Do aço, são feitos eletrodomésticos, automóveis, ferramentas e materiais usados na construção civil.

rn

Após a audiência pública, o projeto passará por uma avaliação da Semas, órgão responsável pela concessão das licenças necessárias ao empreendimento.

rn

A Horizonte Minerals opera no Brasil por meio da HM do Brasil e da Araguaia Níquel Mineração. O projeto Araguaia tem 39,3 milhões de toneladas de recursos indicados, com teor de 1,39% de níquel, e 60,9 milhões de toneladas de recursos inferidos, com teor de 1,22% de níquel.

rn

Com vida útil estimada de 25 anos e produção média anual prevista em 900 toneladas de ferroníquel, Araguaia está próximo do projeto de níquel Vermelho e da mina Onça Puma, ambos da Vale. Com informações da Agência Pará.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS