NOTÍCIAS

IABM explica como estruturar e financiar projetos de inovação

7 de abril de 2015

Existem mais inovações nas empresas do que se imagina. É preciso, porém, saber reconhecê-las, transformando boas ideias em projetos passíveis de financiamento e que gerem rentabilidade ao negócio.Esse &

Existem mais inovações nas empresas do que se imagina. É preciso, porém, saber reconhecê-las, transformando boas ideias em projetos passíveis de financiamento e que gerem rentabilidade ao negócio.

Esse é o objetivo do programa de apoio às empresas apresentado pelo IABM – Instituto Pró-Inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração na última quarta-feira, 2, na sede da ABM, em São Paulo. A apresentação foi conduzida pelo engenheiro Bruno Luiz Sigolo, coordenador executivo do IABM, e pela administradora de empresas e engenheira Ambra Nobre, diretora do Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq), parceiro do IABM neste programa.

“Sempre que visitamos uma empresa para tratar de inovação, vemos que elas falam muito em melhoria, ajuste, assistência técnica e até quebra-galho, mas não chamam de inovação. Então, o primeiro passo é identificar tudo que é inovação, o que pode agregar valor ao produto, processo ou serviço e aí começar a delinear um portfólio de inovação dentro da empresa”, explica Ambra, que tem grande experiência em dezenas de projetos bem-sucedidos com empresas de diferentes segmentos na área de Gestão da Tecnologia e da Inovação. 

Como explica Bruno, o programa do IABM oferece todo o apoio durante a identificação de necessidades, formulação da estratégia, elaboração e submissão dos projetos para as agências de fomento. “Ou seja, ajudamos a estruturar a gestão e o portfólio de inovação dentro das empresas para o máximo de aproveitamento das linhas de fomento oferecidas pelo Governo e iniciativa privada do Brasil e de outros países”, diz.

Os projetos podem ter foco em processos, produtos, serviços, gestão e negócios e ser desenvolvidos individualmente ou em parceria com universidades e/ou fornecedores.

rn

“Esta é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem sua competitividade e não pode ser desperdiçada”, afirma Geraldo Iran Cardoso, consultor da ABDI, presente à palestra. Segundo ele, há recursos suficientes nos órgãos de fomento para financiar a inovação, mas faltam projetos bem feitos passíveis de aprovação.

A apresentação do IABM teve transmissão ao vivo pela internet, podendo ser acessada pelo link:http://www.webcastingpro.com.br/02-04-2015/

Para esclarecer dúvidas, solicitar uma visita ou reunião para estruturar projetos de inovação, entre em contato com o IABM pelo telefone (11) 5534-4333, ramal 142 ou e-mail bruno@abmbrasil.com.br

rn

 

rn

 

 

Fonte: ABM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS

10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos

3 de maio de 2021

Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…

LEIA MAIS

Gestão sustentável da água é tema do PodMinerar

29 de junho de 2023

A gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…

LEIA MAIS