NOTÍCIAS

Iamgold tem licença para iniciar campanha de sondagem em Pitangui

25 de setembro de 2014

A mineradora Água Nova Pesquisas Minerais, da canadense Iamgold Corporation, vai realizar pesquisas para sondagem de minério de ouro no município de Onça do Pitangui (MG). A empresa obteve, no último dia 18, a Licen

A mineradora Água Nova Pesquisas Minerais, da canadense Iamgold Corporation, vai realizar pesquisas para sondagem de minério de ouro no município de Onça do Pitangui (MG). A empresa obteve, no último dia 18, a Licença de Operação para Pesquisa Mineral (LOP) com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A Água Nova está entre os dez maiores detentores de direitos minerários para ouro no Brasil.

rn

A Água Nova tem 149 processos junto ao DNPM, sendo 97 em Minas Gerais e os demais no Pará e no Paraná. Do total, 77 são alvarás de pesquisa. A Iamgold tem outra subsidiária, além da Água Nova, a Iamgold Brasil Prospecção Mineral, que possui 12 direitos minerários de ouro, prata e ferro no Brasil.

rn

Entre os maiores detentores de títulos minerários para ouro no Brasil, estão Yamana, CBPM, Magellan, Vale, AngloGold e Amarillo, de acordo com estudo feito por Gustavo Mello, coordenador da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb).

rn

No relatório, aprovado em reunião realizada na Unidade Regional Colegiada do Alto São Francisco do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a pesquisa mineral da Água Nova será feita em uma área conhecida como Jaguara, localizada em Onça do Pitangui (MG). O estudo de pesquisa e mineração, sem guia de utilização, tem validade de três anos e será feito por meio de 179 furos de sondagem, na etapa inicial da campanha.

rn

A área faz parte do projeto Pitangui, um empreendimento em estágio avançado de exploração localizado a 110 quilômetros de Belo Horizonte (MG) e que compreende autorizações de pesquisa para 180 quilômetros quadrados, com recursos inferidos de 4,07 milhões de toneladas, com teor de 4,88 gramas de ouro por tonelada, e cerca de 64 mil onças de ouro contidas.

rn

Segundo a empresa, para a identificação do minério na superfície e subsuperfície existem diversas técnicas e metodologias para diferentes fases da pesquisa. Primeiro, será feito o mapeamento geológico.

rn

“Tal pesquisa é a etapa que precede a iniciativa de implantação de um projeto minerário, onde a existência de minério é estudada, sendo que nesta fase o corpo de minério é delimitado e quantificado, a fim de verificar que se é ou não técnica e economicamente viável”, informou a empresa em relatório enviado à Semad. Com informações do Diário do Comércio.

rn

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

CADE aprova compra da Ferrous pela Vale

3 de junho de 2019

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous…

LEIA MAIS

MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS