NOTÍCIAS

IBRAM adere ao Pacto e lança Feira

16 de outubro de 2014

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) assinou, hoje, em meio a um café da manhã que reuniu jornalistas na sede da Federação das Indústrias do Pará,

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) assinou, hoje, em meio a um café da manhã que reuniu jornalistas na sede da Federação das Indústrias do Pará, termo de adesão ao Pacto pela Educação do Pará.   A intenção é melhorar a qualidade da educação básica no Estado utilizando programas como o Escola Legal e um sistema de reconhecimento de professores e alunos, para captação de recursos e investimentos diretos na escola, além da aquisição de bens e equipamentos, bem como o apoio na promoção de atividades culturais, via cooperação entre Seduc e Ibram.  As alianças público-privadas são estratégias de envolvimento de todos os segmentos da sociedade no desafio de aumentar em 30% o Ideb no Estado.

rn

A mineração representou, em 2013, 80% do saldo positivo da balança comercial do Pará, que receberá 30% do total dos novos investimentos do setor. Como segundo Estado maior arrecadador de royalties oriundos da exploração mineral, o Pará recebeu em 2013 R$ 800 milhões. O Diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo Mancin, no ato representando o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, foi quem assinou o termo de cooperação.  O secretário de Educação, Seixas Lourenço, articulou a parceria através do Gerente Executico doIBRAM, Geólogo Ronaldo Lima e do consultor e também geólogo Alberto Rogério.

rn

Em área estratégica para a cadeia produtiva do Estado, a Seduc já instalou 13 comitês regionais do Pacto e 21 municipais. Com parceiros da iniciativa privada, pretende ancorar seu sistema de governança em todos os segmentos da sociedade. Maria Amélia Henriquez, secretária de Estado de Indústria, Comércio e Mineração; José Conrado, presidente da Fiepa; e Carlos Edilson Maneschy, reitor da UFPA, participaram do evento, que também serviu para lançar uma das maiores feiras de negócios da região Norte, a Exposibram Amazônia, 100% direcionada à cadeia produtiva da mineração, que reúne a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e o 4º Congresso de Mineração da Amazônia e será realizada pelo IBRAM no Hangar, de 17 a 20 de novembro, em Belém (PA).

rn

O evento abordará temas como o desafio do diálogo entre os povos indígenas e a mineração, além de promover o debate sobre as necessidades de adaptação do setor mineral às mudanças climáticas, com a participação de renomados especialistas internacionais. As inscrições para os painéis, minicursos e palestras já estão abertas.

rn

Dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88%. Mas a questão mineral ainda é pouco debatida pelos parauaras. O presidente da Fiepa, José Conrado Santos, entende que essa discussão é essencial. “É de suma importância que a sociedade paraense e dos demais estados da região Norte participe dos debates acerca do futuro da mineração desenvolvida no Estado. É preciso que as empresas e a sociedade civil organizada estejam inteirados dos temas ligados à atividade. O setor produtivo é quem cria as oportunidades para a geração de emprego e renda no Pará. Por isso, precisamos participar das discussões que definem o horizonte da mineração em solo paraense”.

rn

A Feira e o Congresso buscam, entre vários objetivos, aproximar as companhias de mineração – inclusive as com atuação internacional – dos fornecedores de equipamentos e serviços da Amazônia. A ideia é fomentar negócios a curto, médio e longo prazo. “A mineração é muito tradicional na região Sudeste. Estados como Minas Gerais desenvolvem essa atividade há séculos. Mas o que percebemos cada vez mais é que os novos investimentos estão indo para o Norte. E quando se fala em potencial mineral nessa região, o Pará sai à frente”, diz Mancin.

rn

O presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Jr., considera que se trata de oportunidade de aproximar a mineração da população. “A EXPOSIBRAM Amazônia é um evento de referência, não apenas para o Pará e o Brasil, mas para toda a América Latina. É um momento para a sociedade conhecer a mineração no dia a dia. Não apenas o público em geral, mas as empresas que prestam serviços e que têm interesse em firmar negócios com a indústria mineral também devem estar nessa que é uma das maiores feiras de mineração da região Norte”.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Blog da Franssinete Florenzano

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS